Rodrigo Vieira   |   12/05/2021 10:24   |   Atualizada em 12/05/2021 11:10

Gloria Guevara deixa o WTTC; Julia Simpson, do IAG, assume

Nova CEO e presidente é membro do Comitê Executivo do International Airlines Group (IAG)


Divulgação/WTTC
Gloria Guevara Manzo, presidente e CEO do WTTC, deixa o cargo
Gloria Guevara Manzo, presidente e CEO do WTTC, deixa o cargo
Gloria Guevara Manzo deixa o cargo de presidente e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Quem assume a posição, a partir de 15 de agosto, é Julia Simpson, membro do Comitê Executivo do International Airlines Group (IAG).

"Deixo o WTTC em uma posição mais forte como a voz do setor privado global, que encabeça a agenda do setor de Viagens e Turismo e, sob a liderança da Julia, esta organização continuará desenvolvendo este legado", afirma Gloria Guevara, ex-ministra do Turismo do México e ex-Sabre, que foi anunciada pelo WTTC em 2017.

"Gloria Guevara entrou no WTTC em 2017 e durante estes anos dirigiu o organismo global com uma agenda transformadora que permitiu encarar o impacto devastador que a pandemia de covid-19 teve no setor de Viagens e Turismo", agradece o órgão, em nota oficial.

"Guevara foi a voz que liderou o setor durante o ano mais difícil já registrado na história, já que pela sua gestão consolidou as bases mediante a criação de protocolos de segurança e higiene para garantir a segurança de todos que participam de maneira direta na indústria, além de ajudar a definir os caminhos para a recuperação do mercado."

De fato, durante a gestão da mexicana, o WTTC teve uma grande participação e interlocução com os países do G20.

JULIA SIMPSON


Divulgação/IAG
Julia Simpson, ex-assessora do primeiro ministro do Reino Unido e membro do Conselho Executivo do IAG, assume como presidente e CEO do WTTC em agosto
Julia Simpson, ex-assessora do primeiro ministro do Reino Unido e membro do Conselho Executivo do IAG, assume como presidente e CEO do WTTC em agosto

Julia Simpson foi conselheira da British Airways e da Iberia, companhias integrantes do Grupo IAG. Anteriormente, trabalhou em altos níveis no Governo do Reino Unido, sendo assessora direta do primeiro ministro do país.

"Será um privilégio liderar o WTTC, que enfrentou a pior crise de nossa história. Viagens e Turismo desempenha um papel essencial para nossas economias em todo mundo, mantendo 330 milhões de empregos. Em muitas comunidades, o setor é a coluna vertebral dos negócios familiares e foi devastado", afirma Julia. "O Turismo vem demonstrando uma verdadeira liderança na reabertura do mundo de forma segura. Continuarei trabalhando e defendendo a ambiciosa agenda do setor para alcançar um futuro sustentável e inclusivo."

O presidente e CEO da Carnival Corporation, Arnold Donald, que recentemente foi nomeado Chair do WTTC, deu as boas-vindas a Julia e agradeceu a Gloria Guevara por seu trabalho.

"Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer Gloria por sua dedicação e compromisso com o WTTC, especialmente nos últimos anos, que foram os mais difíceis. Sua contribuição foi inestimável, destacando sua ajuda para consolidar o setor frente à crise provocada pela pandemia, proporcionando uma voz e uma direção clara para um reinício seguro das viagens internacionais", afirma.

"Dou as boas-vindas à Julia Simpson, uma líder no setor público e privado. Trabalharemos com ela para seguir construindo iniciativas para o futuro, tais como as que se apresentaram exitosa na recente reunião global do WTTC em Cancun", completa Donald.

Tópicos relacionados