Leonardo Ramos   |   18/05/2018 16:49

Pestana anuncia 20 hotéis; Brasil não está na lista

CEO fez anúncio em evento em São Paulo; Brasil não está na lista, e Uruguai é único representante latino-americano

Leonardo Ramos
De azul o CEO do Grupo Pestana, José Theotônio, entre os demais executivos do grupo presentes: Paulo Dias, Sofia Fernandes, Pedro Botelho, Gilda Luis e Gustavo Jarussi
De azul o CEO do Grupo Pestana, José Theotônio, entre os demais executivos do grupo presentes: Paulo Dias, Sofia Fernandes, Pedro Botelho, Gilda Luis e Gustavo Jarussi
As boas notícias do Pestana não pararam no melhor ano de sua história em 2017. Presente em evento nesta sexta (18) no Pestana São Paulo, o CEO do grupo, José Theotônio, revelou que nada menos que 20 novas propriedades da rede devem ser abertas entre 2018 e 2020 - entre elas duas que já foram inauguradas: o cinco estrelas Pestana Amsterdam Riverside Hotel & National Monument, na capital holandesa e sob a bandeira Collection; e o Pestana Porto - A Brasileira, estreado em março deste ano.

Os objetivos são claros: em dois anos, saltar de 90 empreendimentos para 110, e de 11 mil quartos para 14,3 mil.

Fruto de um investimento de 200 milhões de euros, as aberturas acontecem principalmente no país-sede do grupo. Serão 11 em Portugal, sendo dois na Ilha de Madeira (Churchill Bay e Porto Santo Dunas); três em Algarve (Quinta da Amoreira, Vila Real de Santo Antônio e Gramacho); um na cidade de Tróia, um em Óbidos e, por fim, outros quatro em Porto - um deles o já aberto A Brasileira.

Três empreendimentos completam as aberturas na Europa. Além do já inaugurado em Amsterdã, Madri receberá dois hotéis do grupo, o Gran Via e o Plaza Mayor. Marrakech (Marrocos) contará com duas aberturas, do Marrakech La Medina e do Pestana CR7 Marrakech.

O Brasil, porém, fica de fora. O mercado latino-americano, categorizado pelo CEO do grupo como "uma região de grandes altos e baixos" no sentido econômico, contará com uma única abertura, na cidade de Montevidéu, capital uruguaia.

"A gente só fala de expansão quando temos algo assinado. Até o momento são 20, e por enquanto nenhum no Brasil", pontua Theotônio. No País são, no momento, cinco empreendimentos do Pestana - mesmo com a venda da unidade de São Luís para o Blue Tree em abril, segue sendo a nação com mais empreendimentos do grupo fora de Portugal.

FORTE EMISSOR
Em contrapartida, o brasileiro continua com destaque entre os emissores mais fortes para hotéis do Pestana. De acordo com Theotônio, o público do País disputa diretamente com os estadunidenses o primeiro lugar em número de turistas estrangeiros nos empreendimentos do grupo em Portugal. "No período de julho, por exemplo, os brasileiros são número um em share estrangeiro em Lisboa, enquanto no inverno caem para terceiro, quarto, quanto os norte-americanos ultrapassam. Mas é uma briga boa", comenta o executivo.

Já nas Américas, o público brasileiro leva a melhor principalmente em dois empreendimentos: Pestana Miami South Beach e Pestana Buenos Aires."Nos dois o turista do Brasil ocupa a primeira colocação como mercado internacional, atrás apenas dos visitantes locais", afirmou a diretora executiva para as Américas, Sofia Fernandes, também presente no encontro.

Tópicos relacionados