Beatriz Contelli   |   07/06/2021 11:16   |   Atualizada em 09/05/2022 14:57

Ecoturismo é tendência para o pós-restrições, aponta pesquisa

Entre os hotéis que valorizam o ecoturismo está o Terra Parque Eco Resort, com 80% de área verde


Divulgação/Terra Parque
Em 2020, a pandemia reduziu as atividades turísticas, mas, mesmo neste cenário, oInstituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou dados que apontam o Ecoturismo como uma tendência entre os viajantes para 2021.

Desde 2019, já era observado o crescimento de uma Cultura Ecológica entre os brasileiros. Durante o ano, as 137 Unidades de Conservação Federais receberam mais de 15 milhões de visitas, um aumento de 20,4% em relação a 2018.

Com essa cultura já ganhando força, o isolamento social, causado pela pandemia, fomentou ainda mais o desejo dos brasileiros de viajar para locais que proporcionem experiências ao ar livre e em contato com a natureza.

Por seu caráter sustentável, o Ecoturismo consiste principalmente em atividades realizadas por pequenos grupos, para que o meio ambiente não sofra o impacto de grandes fluxos de pessoas, o que consolida o Turismo de Natureza como um dos mais promissores para a retomada hoteleira em 2021.

Além disso, o segmento também impulsiona o desenvolvimento econômico, gerando empregos, renda, e fortalecendo pequenos empreendimentos.

LIDERANDO O MERCADO

No Top 10 Melhores Resorts do Brasil em 2021, ranking divulgado pela Tripadvisor dos hotéis que oferecem as melhores experiências aos hóspedes, o Terra Parque Eco Resort, localizado no município de Pirapozinho (SP), vem liderando o mercado do Turismo de Natureza.

Tendo 80% de sua área verde, todas as atividades do Resort são realizadas em harmonia com o meio ambiente. Além disso, 95% dos móveis das instalações são feitos de madeira reciclada, retiradas de galpões, casas e fazendas abandonadas, e de áreas urbanas com descarte incorreto do material.

De olho nas tendências do segmento, o gerente comercial do Terra Parque, Luciano Gracioso, conta que o Resort utilizou os primeiros meses da pandemia, em que o empreendimento esteve fechado, para ampliar a sua estrutura. Mas, para atrair hóspedes, não só a estrutura do Resort foi modernizada.

Com as exigências dos viajantes cada vez mais atreladas ao ambiente on-line e o e-commerce, o Terra Parque viu a necessidade de conexões efetivas nos ambientes digitais, que pudessem ampliar o leque de distribuição, aumentar a conversão vinda dos diversos canais, sejam eles diretos ou indiretos, e fosse de fácil utilização para a equipe.

A solução para todos estes desafios foi uma: tecnologia. O resort contou com as soluções Omnibees para obter a fluidez necessária para alcançar as demandas dos viajantes e garantir uma boa experiência antes mesmo do check-in, começando na jornada de compra dos hóspedes.

“Com as ferramentas da Omnibees conseguimos atualizar a nossa disponibilidade de apartamentos em vários canais e agências parceiras, criando ofertas em real time, atualizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, tanto como disponibilizar opções de compras diretas em nosso website e assim alcançar os viajantes”, explica Gracioso.

O executivo ainda conta que as soluções Omnibees são completas e dispõem de um suporte que transmite segurança para a equipe operar o sistema sem medo de cometer algum erro. “Estamos felizes com a evolução da parceria Terra Parque e a Omnibees”, conclui.

Tópicos relacionados