Victor Fernandes   |   01/06/2020 16:29

Hotéis brasileiros constroem protocolo de limpeza das UH's

A ABG está elaborando um novo Protocolo de Higienização e Limpeza das UHs a nível nacional.

Divulgação
O Mar Hotel, no Recife, é um dos hotéis contribuindo na construção do novo protocolo
O Mar Hotel, no Recife, é um dos hotéis contribuindo na construção do novo protocolo
A Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria (ABG) está elaborando um novo Protocolo de Higienização e Limpeza das Unidades Habitacionais (UH’s) Hoteleiras a nível nacional. A construção conta com a colaboração de mais de trinta hotéis no Brasil e visa a segurança dos hóspedes e das equipes diante das ameaças trazidas pela pandemia de coronavírus.

Serão dois tipos de comitês, um técnico e outro institucional. O primeiro conta com especialistas na área química, lavanderia, pesquisadores, consultores especializados, engenheiros de produção, gerentes de qualidade. O segundo é composto por profissionais da área de hotelaria, inclusive da hotelaria hospitalar, governantas e proprietários de hotéis.

“A hotelaria está passando por um processo de transformação. O quesito segurança sanitária, que é um dos pilares que sustenta todo nosso desenvolvimento, vai passar a ser o fator decisivo para o cliente, por isso a importância de pensarmos juntos em formas viáveis de implementação dessas mudanças”, afirmou a presidente nacional da ABG, Maria José Dantas.

O processo de validação se dará em três etapas: diretrizes para as políticas de distanciamento, comunicação e higiene pessoal, processo técnico-operacional (materiais, produtos e EPI’s) e controle. Em cada fase, os membros da comissão podem sugerir acréscimos ou retirada de itens. O resultado desse consenso será consolidado em um documento único, que vai ficar sujeito a revisões periódicas, conforme as recomendações das autoridades e órgãos oficiais da saúde usados como referência.

Para Maria José, o trabalho começará antes da entrada dos hóspedes. “Eles já chegarão cientes sobre normas e protocolos a serem seguidos para que todos se sintam seguros. Mudanças nos restaurantes, elevadores, academias, enxoval e vários outros itens estão sendo analisados. É com a visão da segurança que estamos criando um material que poderá ser aplicado em qualquer meio de hospedagem, como grandes hotéis ou até hostels”, concluiu.

Tópicos relacionados