Filip Calixto   |   29/10/2020 14:58   |   Atualizada em 29/10/2020 15:12

Hotelaria carioca tem boa expectativa para o Réveillon

Alfredo Lopes, da ABIH, comenta como será a festa deste ano

Um dos participantes da LIVE PANROTAS - Retomada das Viagens, realizada hoje (29), com o apoio da R1, o presidente do Hotéis Rio e do Conselho Deliberativo da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, traduziu a boa expectativa que os hotéis da cidade têm para a movimentação no período de Réveillon. De acordo com o executivo, os meios de hospedagem da cidade deverão ter boa procura e as comemorações se espalharão por toda a cidade. O Carnaval, outra festa marcante do Rio, no entanto, ainda não está confirmado (os desfiles foram adiados pro meio do ano, mas o feriado em todo o Brasil está mantido e podem ocorrer festas seguindo protocolos a serem definidos).

Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio e do Conselho Deliberativo da ABIH-RJ
Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio e do Conselho Deliberativo da ABIH-RJ
“Vamos ter sim festas de Réveillon. O prefeito autorizou, mesmo que com um modelo diferente”, enfatizou o dirigente que, na reunião virtual esteve ao lado de Omar Caffaro (Accor), Lidiane Andreatta (JW Marriott Rio) e Roberta Werner (Rio CVB), além do mediador Artur Andrade, da PANROTAS.

O modelo adaptado do Réveillon carioca consiste numa festa descentralizada, espalhada em pequenas reuniões pela cidade mas com liberdade para hotéis realizarem suas próprias queimas de fogos de artifício e afins. “Estamos, como rede hoteleira, completamente preparados e cercados de protocolos de segurança para preservar a saúde dos hóspedes que estarão conosco”, afirma o gestor. “Os hotéis, inclusive, já estão vendendo para a data, que é um atrativo fantástico do Rio”, completa.

COMO SERÁ A FESTA?
Para viabilizar a festa, a Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, anunciou a escolha de uma empresa organizadora para o Réveillon Rio 2021, a SRCOM. O evento será totalmente pago pela iniciativa privada.

A festa deste ano acontece em seis palcos espalhados em pontos turísticos emblemáticos da cidade do Rio de Janeiro, porém, sem presença de público, com todas as áreas isoladas. O público poderá acompanhar os shows pela televisão, por um canal aberto, e pelas plataformas digitais, por meio do canal oficial da Riotur no Youtube.

Além dos shows, a festa vai espalhar luzes e efeitos visuais pelo destino. Com o novo modelo, a ideia é estabelecer uma atmosfera de respeito ao distanciamento, com homenagens às vítimas da covid-19 e também aos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia.

HOTELARIA NA CIDADE
Sobre a situação do mercado hoteleiro na cidade, Alfredo Lopes afirma que houve um momento complicado, ainda no primeiro semestre, mas que foi superado. “Chegamos a ter os números de ocupação em 5%”, diz.

Mesmo com os números impactantes causados pela pandemia, o índice de fechamentos foi menor do que o especulado. “De seis a oito empreendimentos tiveram que fechar as portas na cidade e hoje 99% da oferta está funcionando novamente”, revela o presidente da Hotéis Rio. A cidade não determinou redução de capacidade nos quartos, apenas em ambientes públicos.

A recuperação, segundo Lopes, já está acontecendo e os últimos feriados demostram isso. “Tivemos boa procura nos últimos feriados e o Turismo doméstico é quem puxa essa retomada”, comentou, dizendo ainda que destinos fora do Rio, como Paraty, têm ficado lotado nos feriados e finais de semana.

Veja a live completa no vídeo abaixo:



Tópicos relacionados