Juliana Monaco   |   29/06/2021 11:09

Upskilling e lifelong learning são fundamentais para a hotelaria

A educação contínua permite que os profissionais se mantenham relevantes em um mundo em constante mudança


Divulgação
A busca por conhecimento e aprimoramento é ainda mais essencial no mundo pós-pandemia
A busca por conhecimento e aprimoramento é ainda mais essencial no mundo pós-pandemia
A pandemia de covid-19 acelerou transformações em diversos setores, entre eles a hospitalidade e a educação, acentuando ainda mais a necessidade da atual força de trabalho atualizar seus conhecimentos e habilidades. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, mais de 40% das habilidades fundamentais necessárias para realizar empregos existentes devem mudar em um futuro próximo.

É neste cenário que os conceitos de "upskilling" (aprimoramento) e "lifelong learning" (aprendizado ao longo da vida ou educação contínua) ganharam destaque, à medida que as empresas perceberam a necessidade de construir habilidades para se manterem relevantes e competitivas em um mundo em constante mudança no pós-pandemia. A Universidade Suíça de Gestão da Hospitalidade Ecole hôtelière de Lausanne (EHL) é um exemplo de instituição que reformulou seu método de ensino com base nesses conceitos - mudança que começou antes mesmo da pandemia.

A IMPORTÂNCIA DO APRIMORAMENTO
A pandemia de covid-19 aumentou o interesse pela educação on-line e acelerou o aprendizado remoto no mundo todo. Essa nova demanda contribuiu para que profissionais de todos os setores buscassem se atualizar para atender às necessidades em constante evolução. Para o diretor acadêmico da EHL, Juan Perellon, mesmo os gerentes gerais e outros executivos de alto escalão devem se reciclar e acompanhar as novas tendências, considerando o impacto das novas tecnologias que surgem constantemente em seus trabalhos, assim como o papel das mídias sociais na criação de ambientes positivos para a evolução.

Mais do que um conceito de aprendizagem, lifelong learning (LLL) é um estado de espírito, segundo Perellon. "Permite manter-se continuamente alinhado com as mudanças na sociedade e descobrir novos caminhos do conhecimento. LLL é sobre manter-se acordado intelectualmente, permanecer curioso na maneira como as coisas são feitas e ser mente aberta para novos desenvolvimentos", explicou.

Entre os profissionais que mais reconhecem o impacto benéfico do aprendizado contínuo no crescimento pessoal e profissional estão os millennials, que, constantemente, estão em busca de desenvolver novas habilidades. De acordo com o relatório Millennial Careers: 2020 Vision, da Manpower, mais de um quarto dos jovens acreditam que a segurança no trabalho significa ter um conjunto de habilidades que corresponda às demandas do mercado. Quatro em cada cinco millennials classificam a oportunidade de buscar o aprendizado ao longo da vida como um fator-chave na seleção de empregos.
Divulgação/EHL
Juan Perellon, diretor acadêmico da EHL
Juan Perellon, diretor acadêmico da EHL

"Ao acumular novos conhecimentos e habilidades, os indivíduos são mais propensos a desenvolver novas ideias e soluções inovadoras. Lifelong learning é essencial para se adaptar às mudanças e aproveitar novas oportunidades, ajudando os indivíduos a se tornarem mais flexíveis, permanecerem relevantes e empregáveis", explicou o diretor acadêmico.

UPSKILLING NA HOTELARIA
Segundo Perellon, a recuperação da indústria hoteleira também demanda novas habilidades, especialmente em um momento em que a saúde e a segurança são primordiais. "Cada vez mais, grandes hotéis estão incorporando soluções de aprendizagem ou fazendo parcerias com instituições de ensino para investir em aquisição de conhecimento. O setor hoteleiro também podem aproveitar a oportunidade para garantir que ninguém fique para trás, recriando o processo de desenvolvimento de carreira de seus funcionários e os ajustando ao conceito de aprendizagem ao longo da vida", explicou.

No mundo pós-pandemia, a relação entre o cliente e o profissional também deverá mudar. Nesse sentido, de acordo com o diretor acadêmico da EHL, as soft skills se tornam cada vez mais relevantes para a indústria. "Essas habilidades, embora ensinadas, se tornarão valores reais e fundamentais da futura geração de líderes da hospitalidade".

PROGRAMAS DA EHL
Pioneiro na educação de hospitalidade, o Grupo EHL - composto pela EHL Swiss School of Tourism & Hospitality, EHL Advisory Services e EHL Ecole hôtelière de Lausanne, com campus na Suíça e Cingapura - oferece um conjunto de programas que atendem ao aprendizado ao longo da vida para jovens, adultos e profissionais experientes. Os programas incluem estágios, bacharelado, pós-graduação e educação profissional, incluindo MBA on-line e cursos de curta duração. Para 2022, a EHL está desenvolvendo um conjunto de programas de curta duração que abordam habilidades específicas para o setor hoteleiro.

"O portfólio acadêmico do EHL Group não só permite que os indivíduos desenvolvam novas habilidades relevantes, mas também permite uma jornada de aprendizagem contínua ao longo da vida profissional – para estudantes de qualquer idade e qualquer estágio de carreira", pontuou Perellon.

Tópicos relacionados