Janize Colaço   |   25/09/2018 23:00

Ferramenta de gestão hoteleira é apresentada em SP; fotos

A Inteligência em Ocupação (IO) promete otimizar o tempo dos gestores, unindo em uma única plataforma dados de ocupação, considerando informações de diária e et

Jhonatan Soares
Vanessa Vilela, sócia-fundadora da IO
Vanessa Vilela, sócia-fundadora da IO

Acaba de ser apresentada ao mercado uma ferramenta que visa facilitar a gestão comercial de hotéis. A Inteligência em Ocupação (IO), que foi idealizada na Abav de 2017 e lançada em janeiro deste ano, promete otimizar o tempo dos gestores, unindo em uma única plataforma dados de ocupação, considerando informações como diária média, criação e flutuação de tarifas e formatação de metas.

"Além de analisar esses dados, que por si só facilitam o trabalho do gestor, também é possível analisar como determinadas decisões podem modificar a sua posição ante aos concorrentes", explica a sócia-fundadora da Inteligência em Ocupação, Vanessa Vilela.

De acordo com ela, o tempo em que o gestor dedicaria para reunir todos os dados e, posteriormente, fazer a análise, pode ser usada de maneira mais produtiva. "Comparado com o tempo médio gastado, o gestor poderá estudar os números obtidos e dedicar 80% desse tempo pensando em estratégias para melhorar o seu desempenho."

COMO FUNCIONA?
O sistema é baseado na informação de ocupação gerada por meio da integração com o Property Management System (PMS) do hotel. O gestor tem a possibilidade de visualizar online a média de tarifa de sua cesta competitiva e tomar a decisão de flutuar ou não o período. De acordo com sua confirmação, é criado um tarifário automático para o período com base na paridade e respeitando o acordo de parceria com cada player de venda.

A plataforma tem ainda um painel do gestor, que diariamente consegue enviar as informações de faturamento e previsão de faturamento, ocupação e previsão de ocupação, concorrência diária e market share por player referente ao período pesquisado.

Tópicos relacionados