Felipe Lima   |   18/06/2018 13:44

Hotéis regularizados no Cadastur crescem 54%

Cadastur conta com mais de 70 mil registros.

cafrancomarques/Pixabay
Paraná é o estado com maior índice de regularização.
Paraná é o estado com maior índice de regularização.
Desde o início da “Operação Verão Legal”, o número de meios de hospedagens inscritos no Cadastur cresceu 54%, acompanhando significativos crescimentos em nos outros segmentos. Atualmente, o Cadastur conta com mais de 70 mil registros, que representam um aumento de 22% frente ao início da operação. Os dados são do Ministério do Turismo.

“O crescimento expressivo de pessoas físicas e jurídicas credenciadas reforça que a ação inovadora do Ministério do Turismo encontrou respaldo em todo o setor que entendeu a importância de estar regularizado junto ao órgão máximo do Turismo”,declara o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. “Sempre tratamos a operação como uma ação acima de tudo de sensibilização sobre a importância da formalização para o desenvolvimento do setor”, completa.

A ação possuiu a participação de sete fiscais da Pasta que visitaram 1,3 mil estabelecimentos. Destes, cerca de 940 estavam irregulares e foram notificados. Segundo a Lei do Turismo, sete atividades turísticas devem possuir cadastro obrigatório: guias de Turismo, agências de viagens, meios de hospedagens, transportadoras, empresas organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e parque temáticos.

Paraná é o Estado com maior índice, respondendo a 88% de regularização. Em seguida, estão os Estados do Piauí (87%), Maranhão e Mato Grosso do Sul (83%) e Paraíba (80%).

Para facilitar ainda mais a realização do cadastro, foi lançado o Cadastur 3.0, que possibilita a inscrição eletrônica, feita em uma interface interligada ao banco de dados da Receita Federal, oferecendo menos burocracia e mais rapidez para quem deseja estar formalizado.

Tópicos relacionados