Nathalia Ribeiro   |   08/04/2022 08:10

LGBT Turismo Expo estreia no Rio com foco em capacitação

Evento acontece no Fairmont Copacabana no dia 26 de julho

Reprodução/Ted Eytan
Evento acontece no Fairmont Copacabana e destaca o mix de debates com foco em capacitação e marketing
Evento acontece no Fairmont Copacabana e destaca o mix de debates com foco em capacitação e marketing
Após criar e dirigir cinco edições de encontros B2B de Turismo LGBT, o executivo Alex Bernardes apresentou seu novo produto, a LGBT Turismo Expo. O evento, agora independente, migra da capital paulista para o Rio de Janeiro e abre novas frentes com o objetivo de reforçar seu papel na geração de conhecimento e reflexão sobre as demandas desse perfil de viajante.

A migração do evento para o Rio de Janeiro em 2022, com a apresentação da Setur-RJ e TurisRio, insere ainda mais o encontro no contexto de atração do viajante LGBT. “O Rio de Janeiro é porta de entrada para o turista LGBT no Brasil, mas a cidade nunca tinha feito um grande evento de profissionalização para a cadeia de atendimento. Isso nos aproximou da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e o desenrolar das conversas culminou na mudança de cidade”, revela Bernardes.

O executivo ressalta que a LGBT Turismo Expo segue com o intuito voltado à capacitação dos profissionais do Turismo por meio de palestras, workshops, debates e cases de sucesso. “As reflexões ajudam agentes de viagens, operadores, hoteleiros e todos os que trabalham na indústria a expandir o escopo de atuação, apoiando todo o trade no desenvolvimento de produtos e serviços voltados ao turista LGBT”, explica Bernardes. “A programação deste ano vai além de um fórum, o que nos levou a renomear o encontro para destacar essas mudanças”, diz.

A edição 2022 do LGBT Turismo Expo já conta com players do mercado de Turismo. Um deles é a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul que, neste ano, tem a cota Master de patrocínio. “A equipe está muito feliz com o apoio à LGBT Turismo Expo porque entendemos a importância deste segmento para o nosso mercado e para o Brasil. Sabemos a importância de nos posicionar como destino friendly e estamos preparados para isso, pois estamos trabalhando o nosso trade há alguns anos sobre esse tema”, destacou o presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling.

Divulgação
Outro player é o destino Portugal, que tem investido em campanhas para atração do turista LGBT. A cidade do Porto, por exemplo, receberá, no início de julho, o primeiro festival de música voltado ao público LGBT, o LGBT Music Festival.

A LGBT Expo Turismo será realizada no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, em 26 de julho, com expectativa de receber 450 participantes – 20% a mais que em 2019, última edição 100% presencial. “O cenário não poderia ser melhor. Além da estrutura completa e da localização privilegiada, o hotel é membro da IGLTA, cumprindo todas as premissas da associação e da própria Accor, que executa um trabalho fantástico dentro do segmento”, finaliza Bernardes.

Tópicos relacionados