Beatrice Teizen   |   25/06/2021 16:11

Marriott mostra que apoiar comunidade LGBTQIA+ vai além de um mês

Rede de hotéis conta com um apoio de longa data ao grupo, com esforços e ações voltadas a este público

Em junho é comemorado mundialmente o Mês do Orgulho LGBTQIA+, mas o respeito a este grupo de afinidade deve acontecer todos os dias, o ano inteiro. Cada vez mais as empresas estão se conscientizando sobre a importância da diversidade e inclusão e, no setor de Turismo, a Marriott International vem com um apoio de longa data, com esforços e ações voltadas à comunidade.

Reprodução
Brian King e Apoorva Gandhi, da Marriott, e LoAnn Halden, da IGLTA, falaram sobre a comunidade LGBTQIA+ em evento virtual, mediado pela ativista Meg Ten Eyck
Brian King e Apoorva Gandhi, da Marriott, e LoAnn Halden, da IGLTA, falaram sobre a comunidade LGBTQIA+ em evento virtual, mediado pela ativista Meg Ten Eyck
“Esta não é uma celebração só do mês de junho, deve ser de todo dia. Sempre focamos em assegurar que, seja quem você for ou quem você amar, você será muito bem-vindo em todos os nossos hotéis. Estamos continuamente melhorando nossos programas e campanhas, como a Love Travels, que, neste mês, traz diversas obras de artistas LGBTQIA+ locais em nossas propriedades, dando total liberdade de expressão”, disse o presidente da rede para Caribe e América Latina, Brian King, durante evento virtual realizado na última quinta-feira (24).

Uma questão importante que as companhias devem entender sobre os viajantes desta comunidade é que, assim como qualquer outro grupo, eles também são diversos entre si, possuem suas particularidades e que, além de se sentirem seguros onde quer que estejam, precisam ser tratados com essa segmentação em mente.

“Com o tempo vimos que somos tão diversos na nossa comunidade quando os não LGBTQIA+. Somos viajantes aventureiros e luxuosos, mas também econômicos e familiares. E temos culturas, gêneros, tamanhos e cores diferentes. É importante não nos colocar em caixinhas. Mas todos queremos nos sentir seguros e bem-vindos para onde viajamos. Como existem alguns países que não nos apoiam, é aí que entra o desafio e por isso precisamos de empresas como a Marriott para nos dar esse suporte”, afirmou a vice-presidente de Comunicações da IGLTA, LoAnn Halden.

ÁVIDOS POR VIAGENS
Uma pesquisa recente da IGLTA revelou que há uma grande demanda reprimida entre os viajantes LGBTQIA+ para o pós-pandemia. A maioria dos entrevistados globais (73%) disse que planeja tirar suas próximas férias ainda antes do final de 2021. Na época da pesquisa – maio – quase um quarto (23%) dos respondentes disseram que fizeram reservas de viagens na semana anterior ao levantamento.

Mesmo para o Brasil, que enfrenta grandes desafios relacionados à covid-19, a maioria dos viajantes, que corresponde a 60%, disse que também planeja viajar a lazer antes do ano acabar. Além disso, a probabilidade de participar de eventos do Orgulho/Festivais LGBTQ+ nos próximos seis meses foi a mais alta entre os entrevistados (56%), ressaltando o forte desejo de se reconectar com a comunidade.

ABORDAGEM GENUÍNA

Diante da oportunidade de surfar a onda do momento, é inevitável não pensar na possibilidade de algumas empresas aproveitarem o Mês do Orgulho LGBTQIA+ para atrair este público e lucrar, sem, de fato, se importar com eles – o que costuma chamar-se “pink money”. Como identificar as companhias que estão realmente engajadas com a causa?

“O mais importante é avaliar as corporações baseado em seus históricos. Ela tem um histórico de cuidar de seus associados? De ter políticas inclusivas de saúde? Tem treinamento para recepcionar todo mundo? Tem abordagem para apoiar equidade de gênero? Elas fazem isso 365 dias no ano ou só em junho? Olhe a cultura das empresas. Os dados estão todos aí. A comunidade é inteligente, sabe quando está sendo enganada e quando a abordagem de uma companhia é realmente genuína”, pontuou o vice-presidente de Assuntos Multiculturais e Conselhos de Negócios da rede, Apoorva Gandhi.

Tópicos relacionados