Rodrigo Vieira   |   11/02/2021 15:36   |   Atualizada em 11/02/2021 15:47

Abav elenca ações para a retomada e enfrentamento à crise

Doco das ações é a capacitação do agente associado, mas o pacote ainda inclui nichos e eventos


Magda Nassar, presidente da Abav Nacional
Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

A crise enfrentada pelo Turismo devido à pandemia de covid-19 tem as agências de viagens como um dos elos mais afetados da cadeia produtiva, e é por isso que a Associação Brasileira de Agências de Viagens, a Abav Nacional, criou um pacote de ações para a retomada neste período de extrema dependência de uma campanha de vacinação ainda prematura no País.

O foco das ações é a capacitação do agente associado, mas o pacote ainda inclui nichos e o retorno de uma edição presencial da Abav Expo, que no ano passado deixou de ocorrer devido à pandemia de covid-19.

AÇÕES ABAV PARA A RETOMADA

PROGAMA ANUAL DE CAPACITAÇÃO DO ICCABAV
O programa começa em março e vai se estender até dezembro. Os associados devem procurar as Abavs estaduais, que serão as anfitriãs dos eventos, de maneira que garante a participação das agências locais. O foco do programa será em destinos, gestão e promoção comercial.

MATCHBUSINESS
A entidade também traz as Matchbusiness, que neste ano será virtual, mas sem abrir mão de rodadas de negócios e capacitação. Os compradores serão selecionados por meio de inscrições prévias, e os participantes terão prioridade de ingressas em outros eventos da Abav Nacional. A entidade promete um evento organizado, que acontecerá em 11 e 12 de maio.

ASSOCIADO ALIADO
Ação da Abav Nacional para gerar visibilidade, relacionamento com agências, capacitação e condições especiais na aquisição de outros serviços Abav. Os planos são anuais ou semestrais, com três opções de filiação.

Saiba mais em abav@abav.com.br ou (11) 3155-3077.

LUXO
Em dezembro a Abav criou um grupo especializado em viagens de luxo, com a missão de buscar o aprimoramento, fortalecimento, a competitividade e o crescimento das agências de viagens do País atuantes no alto padrão.

Este grupo promete participação neste ano com capacitação junto a fornecedores do mercado de luxo; apresentação de soluções focadas no alto padrão; mapeamento dos associados envolvidos e mais.

MBA COM ÊNFASE EM TURISMO, HOTELARIA E EVENTOS
Outra novidade é uma parceria com a Universidade Federal Fluminense para um MBA em gestão de serviço com ênfase em Turismo, Hotelaria e Eventos. Associado Abav faz o curso na UFF com 20% a todos seus associados. O curso será feito à distância.

ABAV EXPO E COLLAB
Neste ano, o principal evento anual da Abav terá uma edição presencial e o que a entidade chama de espelhamento virtual. A Abav Expo e Collab acontecerá entre 29 de setembro e 1º de outubro.

AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À CRISE

A gerente da Abav Nacional, Jerusa Hara, e a presidente da associação, Magda Nassar, também reforçaram ações de enfrentamento à crise, todas elas já publicadas no Portal PANROTAS.

"Assina, presidente", pediu Magda Nassar a Jair Bolsonaro em relação à Lei 14.046, para dar mais um ano de prazo para as agências de viagens reembolsarem seus clientes. "Só falta assinatura. Trabalhamos ativamente com outras entidades para chegar a essa conquista", completou.

Entre outros pleitos, foi mencionada a MP 936, transformada na Lei 14.020, visando à preservação de empregos, e a Lei 14.051, para facilitar o acesso aos créditos do Fungetur (MTur) para médias e pequenas empresas, além da parcaria com a Caixa, com aproximadamente R$ 30 milhões em linhas de crédito para associados em programas como FAMPE, PRONAMPE e FGI.

Paralelamente, a entidade trabalhou na criação de campanhas, como a Adia, que mobilizou consumidores a adiarem os planos de viagem em vez de optarem pelo cancelamento, e na elaboração de protocolos sanitários em apoio ao Selo Turismo Responsável, lançado pelo Ministério do Turismo, e ao Guia do Viajante Responsável como entidade integrante do Movimento Supera Turismo.

“Foram meses de muito trabalho e pouca ou nenhuma rentabilidade, que atravessamos graças também à flexibilidade e poder de reação das nossas agências de viagens associadas, que se mostraram mais preparadas diante de uma crise sem precedentes”, ressalta Magda.

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