Rodrigo Vieira   |   22/04/2019 16:14

Temporada de cruzeiros 18/19 no Brasil teve 100% de ocupação

Economia brasileira teve impacto acima de R$ 2 bilhões com a atividade na última temporada


Divulgação/MSC Cruzeiros
As sete embarcações que navegaram em 2018/2019 no Brasil saíram sem nenhuma cabine vazia. A temporada na costa nacional registrou 100% de ocupação no MSC Seaview, MSC Poesia, MSC Fantasia e MSC Orchestra, Costa Favolosa, Costa Fascinosa e Pullmantur Sovereign. Os dados levantados pela Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) são preliminares, mas segundo o presidente Marco Ferraz, os motivos para comemorar já estão sobre a mesa.

“Os dados oficiais da temporada ainda estão em fase de levantamento e serão lançados em agosto deste ano. Podemos ultrapassar os 100% de ocupação, já que estamos considerando apenas as cabines duplas, que também possuem leitos extras, fator que pode elevar esse número. Foi uma ótima temporada, todos estão satisfeitos e já trabalhando para a próxima”, avalia.

Emerson Souza
Marco Ferraz, da Clia Brasil
Marco Ferraz, da Clia Brasil
Um total de 500 mil leitos foi disponibilizado na temporada, 15% acima do período 2017/2018, com 545 escalas em destinos como Rio de Janeiro, Santos, Búzios (RJ), Salvador, Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), Balneário Camboriú (SC), Portobelo (SC), Cabo Frio (RJ), Recife, Angra dos Reis (RJ), Maceió, Ubatuba (SP) e Fortaleza.

Executivos das armadoras Costa Cruzeiros e MSC, que já têm embarcações confirmadas para a próxima temporada, comemoraram os resultados, tal como a CVC Corp, cujo diretor executivo de Produto Marítimo e Terrestre Internacional, Sylvio Ferraz, afirmou que a CVC Brasil é a operadora que mais embarca brasileiros em cruzeiros no continente.

Jhonatan Soares
Dario Rústico, da Costa Cruzeiros:
Dario Rústico, da Costa Cruzeiros: "No ano que vem, ofereceremos ao hóspede mais opções de roteiros e a possibilidade de viajar até meados de abril"
"Registramos crescimento de duplo dígito na temporada, tendo atendido cerca de 150 mil clientes em cruzeiros, pela costa brasileira e América do Sul, por meio de nossas parceiras comerciais MSC, Costa e Pullmantur", apontou Ferraz. "E, para atender a essa demanda, desde o final do ano passado já estamos comercializando os cruzeiros para a temporada 2019/2020 no Brasil."


Raphael Silva
Adrian Ursilli, da MSC:
Adrian Ursilli, da MSC: "Estamos extremamente felizes com os nossos resultados dessa temporada e já estamos trabalhando para que a temporada 2019/2020 seja um sucesso ainda maior"

IMPACTO FINANCEIRO

A estimativa é que esse período de atividades tenha um impacto na economia brasileira acima de R$ 2 bilhões, considerando os 15% de aumento no total de viajantes embarcados, em relação à temporada anterior de 2017/2018, que injetou mais de R$ 1,792 bilhão na economia nacional.

PRÓXIMA TEMPORADA

Para 2019/2020, com um navio a mais na costa brasileira, o MSC Sinfonia, a oferta deve chegar a 530 mil leitos. Outra grande novidade é a cidade de Itajaí (SC) que passará a ter embarques e desembarques, ampliando as opções para os moradores da região Sul do País.

Divulgação Costa
“Nos próximos nove anos serão 100 novos navios no mercado e estamos em constante trabalho e articulações para oferecer mais opções de roteiros pelo Brasil e América do Sul, além, é claro, de melhorar nossas condições tanto em infraestrutura quanto em legislação para podermos captar alguns desses navios para o Brasil, a cada nova temporada’, conclui Marco Ferraz.

Para a próxima temporada, a MSC aumenta sua oferta em 15% com uma oferta de 117 mil cabines e quatro navios com embarques em portos nacionais. Já a Costa terá 22 dias adicionais de operação com o Costa Fascinosa e o Costa Pacifica.

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