Filip Calixto   |   04/06/2020 16:30   |   Atualizada em 04/06/2020 16:36

Especialistas apontam caminho da retomada dos cruzeiros

Mercado de cruzeiros foi o tema da semana na live Check Point.


Estela Farina
Estela Farina
Os viajantes frequentes (cruzeiristas de carteirinha) devem puxar a fila de clientes na retomada do mercado de cruzeiros. A conclusão é baseada na opinião de especialistas que participaram hoje (4) live Check Point, da PANROTAS e Imaginadora, com apoio R1. De acordo com os executivos, os turistas que já conhecem o cotidiano de um navio de cruzeiro tendem a voltar antes às navegações, pois já conhecem o cuidado com higiene e segurança, que sempre foi algo mandatório na atividade.

"Quem já viajou de navio, por conhecer a rotina que existe lá dentro, deve voltar mais rápido. Agora, para conquistar um novo cruzeirista, precisamos mostrar o bom custo-benefício e ótima experiência que é estar numa viagem de cruzeiro", aponta Ricardo Amaral, da R11 Travel - empresa representante da Royal Caribbean Cruises, que tem as marcas Royal Caribbean, Azamara, Celebrity Cruises e Silversea Cruises.

Para o executivo, os viajantes que já frequentemente viajam em cruzeiros são mais facilmente estimulados a voltar e é neles que o agente de viagens pode voltar a suas atenções no momento de retomada.
Marluce Balbino
Ricardo Amaral
Ricardo Amaral
Além de Amaral, participaram da live também Estela Farina, diretora Norwegian Cruise Line Holdings (que tem as marcas NCL, Oceania e a Regent Seven Seas Cruises), João Filho, diretor de Vendas da Crystal Cruises na América Latina, Caribe e Bermuda, e Thiago Vasconcelos, diretor-executivo da Pier 1 Cruise Experts, especialista em cruzeiros de luxo.

O diretor executivo da Pier 1 Cruise Experts concorda coma tendência de atrair os viajantes experientes e ressalta mais dois pontos importantes: a criação de protocolos para gerar confiança e a maior divulgação de políticas de flexibilização nos cancelamentos e reagendamento. "Apenas 17% dos clientes que nos procuraram para reagendar suas viagens decidiram cancelá-las. Isso mostra a resiliência e o prestígio que o produto tem", afirma.

Emerson Souza
Tiago Vasconcelos
Tiago Vasconcelos
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

Emerson Souza
João Filho
João Filho
Quem também ressalta a importância da clareza nas medidas de segurança e higiene adotadas é Estela Farina. Para a diretora da NCL, o setor deve criar um protocolo base para voltar e, a partir disso, as empresas desenvolvem seu próprio manual. "Nas nossas três marcas criamos um programa, que virou política e filosofia de cuidado com cliente. É uma base, um início de trabalho feito para trazer segurança. Mas não vai parar aí", afirma.

A base citada por Estela está calcada em seis pilares. São eles: Embarque e desembarque; Distanciamento social responsável; Maior rotina de higienização; Melhora no sistema de filtragem de ar; Segurança estendida; e Recursos médicos reforçados. A executiva lembra que essas melhorias estão no site da empresa, em um projeto detalhado em português.

Já para João Filho, diretor de Vendas da Crystal Cruises na América Latina, o processo de conquista de novos cruzeiristas passa pela reeducação do viajante. "A gente precisa desmistificar qualquer imagem que diga o contrário da rotina de limpeza, que é muito rigorosa nos navios". Para ele, transmitir esse ambiente para fora é o necessário para gerar confiança.

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