Filip Calixto   |   12/05/2021 12:55

Pier 1 aposta na volta dos cruzeiros de luxo

Representando 11 marcas de luxo no Brasil, a Pier 1 aposta na volta dos cruzeiros de luxo

Empresa que representa no Brasil 11 marcas mundiais de cruzeiros de luxo, a Pier 1 Cruise Experts trabalha para entender como se dará e colaborar com a retomada das navegações. Surpreendida pela pandemia num ano que já gerava boas perspectivas, a companhia procurou entender os efeitos da covid-19 no setor e partir daí criar estratégias para voltar a vender as viagens que representa exclusivamente.

PANROTAS / Emerson Souza
Thiago Vasconcellos, diretor executivo da Pier 1
Thiago Vasconcellos, diretor executivo da Pier 1
“Em diversos setores, inclusive no mercado de cruzeiros, é muito difícil tirar conclusões levando em conta os números obtidos em 2020. Foi e ainda é um cenário muito diferente de tudo que já experimentamos e vamos precisar de tempo para entender o que houve de mudanças e se elas perduram”, avalia o diretor executivo da Pier 1, Thiago Vasconcellos. Na análise do executivo é possível, contudo, tirar algumas conclusões.

As principais são:

1 – o acirramento dos já reforçados protocolos de saúde adotados pelas empresas de cruzeiros;
2 – a tendência de antecipação nas compras de pacotes;
3 – e a volta potente da procura por cruzeiros, apoiada pela abstinência de viagens de parte da população.


A primeira dessas conclusões apontadas pelo diretor pode ser vista em anúncios feitos pelas próprias empresas do segmento. “A maioria das companhias de cruzeiros, inclusive algumas de luxo, e parte das que nós representamos, já anunciou que só aceitarão passageiros que já tenham sido vacinados contra a covid-19 e também com exames que apontem resultado negativo para a doença”, lembra. “Isso dará maior segurança aos hóspedes e também para agentes na hora de realizar as vendas”, sustenta.

O fato de serem admitidos apenas hóspedes e tripulação imunizados não exclui a necessidade de protocolos de biossegurança, que seguirão sendo aplicados, conforme aponta Vasconcellos. “Não é porque tem um que vai deixar de ter o outro”, reitera.

ANTECEDÊNCIA
Sobre a tendência das compras antecipadas e o desejo represado de viajar, o executivo lembra que, quando a pandemia foi decretada, as companhias tiveram que fazer uma série de adaptações e remarcações. Esse reajuste de agenda deve desembocar exatamente nas próximas temporadas de cruzeiros, ocupando as embarcações e tornando as reservas mais concorridas. Em números levantados pela própria Pier 1, na comparação entre 2020 e 2019, as compras feitas com, pelo menos, 200 dias antes da viagem, subiram 33%. “Isso já era observado como tendência nos últimos anos, mas, obviamente, cresceu com maior intensidade em 2020. Agora, se foi em consequência da pandemia, ainda teremos que aguardar e ver o mercado voltando ao normal, esses passageiros viajarem para retomar o ciclo de vendas e entender se foi um movimento pontual ou é uma realidade que veio para ficar”, comenta o gestor. “Tem mercados que já têm isso, de reservar com até dois anos de antecedência, como premissa, o que não se via aqui”, acrescenta.

A concorrência gerada pelos índices represados de viajantes tem ainda um outro efeito, que é a manutenção das tarifas médias cobradas por essas empresas. Com mais um dado apurado em sua operadora, Vasconcellos argumenta que o tíquete médio dos cruzeiros de luxo está em alta. O preço médio de uma viagem em navios de marcas representadas pela Pier 1 ultrapassou o patamar de US$ 7 mil no resumo de 2020.

MODERNIDADE NA FROTA
Nesse contexto de observar para entender como se comporta o mercado e de algumas tendências já confirmadas, o executivo da Pier 1 faz questão de ressaltar os aspectos positivos que se apresentam para os próximos meses. De acordo com ele, dentro da oferta que a companhia representa, 2021 tem agendados nove lançamentos, o que faz crer que quando as viagens voltarem ao patamar da normalidade teremos uma frota mais moderna na oferta de cruzeiros.

Divulgação
A Silversea e mais dez marcas sua representadas pela Pier 1 no Brasil
A Silversea e mais dez marcas sua representadas pela Pier 1 no Brasil
AS MARCAS
Vasconcellos também detalhou as novidades das marcas representadas pela Pier 1.

A Aqua Expeditions é especializada em cruzeiros fluviais, iates de luxo e, desde o ano passado, conta com quatro embarcações na frota. Ao longo de 2020, a rede peruana inaugurou o Aqua Nera, que é capaz de receber até 40 hóspedes fazendo o mesmo percurso que o Asia Amazon pela Amazônia peruana. Completam a oferta da marca o Aqua Blu, que navega pelo arquipélago da Indonésia Oriental, e o Aqua Mekong, que percorre os rios de Camboja e Vietnã.

Com 30 anos de mercado, a Crystal Cruises é conhecida por ser uma companhia premiada que desde 2017 deixou de operar apenas cruzeiros marítimos e passou a ter operações fluviais também. Agora, a empresa se prepara para lançar uma embarcação para expedições, o Crystal Endeavor. O navio será capaz de receber até 200 hóspedes e deve começar a navegar em julho, na Islândia.

A Crystal é uma das empresas que já agendaram sua retomada. A volta vai acontecer no dia 3 de julho com os na- vios Crystal Serenity, pelas Bahamas, e Crystal Endeavor, que fará roteiros de 10 dias pela Islândia, todos partindo de Reykjavík.

Já a Oceania Cruises, que conta com seis embarcações na frota, é reconhecida por sua oferta de alta gastronomia.

Com dois navios (Seadream I e Seadream II), a Seadream oferece rotas pelo Mediterrâneo e pelo Caribe. Especializada em cruzeiros de expedição e iates de luxo, a Ponant vai lançar ainda este ano o Le Comamandant Charcot, que será o primeiro veículo da marca feito para expedições polares. A empresa conta ainda com outros dez navios.

Na Regent Seven Seas a novidade é o retorno de suas operações, com o navio Seven Seas Splendor em um cruzeiro de ida e volta de Southampton, na Inglaterra, em 11 de setembro de 2021. Com apenas duas viagens concluídas desde sua entrega em fevereiro de 2020, o navio de luxo será o primeiro da armadora a voltar ao oceano, celebrando sua temporada inaugural em grande estilo.

A Seabourn juntou-se a outras companhias de luxo ao antecipar seu plano de retomada dos cruzeiros para o início de julho. A empresa volta com o Seabourn Ovation, na Grécia, com duas opções de roteiros de sete noites, partindo de Atenas, que podem ser combinados em uma viagem mais longa de 14 noites. Esses roteiros incluem portos como Patmos, Paphos (Chipre), Rhodes, Santorini e Spetsai. Este ano a marca inaugura ainda o Sebourn Venture, um navio para expedições.

Na Silversea, o retorno das operações está marcado para 18 de junho com o novo Silver Moon que fará cruzeiros de dez noites. A embarcação vai partir de Atenas, visitando destinos como Jesuralém (Ashdod), Limassol e Mykonos. Também é na marca Silversea que, a partir de 2022, os hóspedes começaram a ter incluídas nas suas tarifas os passeios em terra.

Outra marca representada pela Pier 1 é a The Ritz-Carlton Yacht Collection, que, como o próprio nome diz, é da marca de hotéis Ritz-Carlton. A companhia deve começar a navegar em novembro deste ano num mega iate com 149 suítes, todas com varanda e vista para o mar. A empresa fará rotas pelo Mediterrâneo, Caribe, Canadá e Nova Inglaterra.

A Uniworld é conhecida por seu uma companhia de cruzeiros fluviais com o carimbo boutique. A marca tem roteiros por todo o mundo passando pelos principais rios da Europa, Egito e Ásia.

Quem também tem volta agenda- da é a Viking Cruises. A empresa retoma aos mares em 15 de junho com o Viking Orion e o Viking Sky, que farão cruzeiros por Bermudas e Islândia, respectivamente. Nos planos para 2022, a empresa tem marcado a estreia do Viking Mississippi, que vai navegar pelo rio Mississipi, que corta os Estados Unidos.

A entrevista completa do executivo da Pier 1 está na mais recente edição da Revista PANROTAS, que está disponível logo abaixo.

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