Nathalia Ribeiro   |   12/11/2021 13:06

MSC Foundation assina acordos que visam a conservação de corais

Parceria dá início oficialmente à implementação do Programa Super Coral de conservação de corais

Divulgação
Os acordos dão início oficialmente à implementação do Programa Super Coral de conservação de corais
Os acordos dão início oficialmente à implementação do Programa Super Coral de conservação de corais
A MSC Foundation assinou acordos com a University of Miami Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science e com a Nova Southeastern University (Flórida), finalizando os termos do programa de estágio que apoiará as atividades de pesquisa e desenvolvimento do Programa Super Coral em 2021, usando uma abordagem combinada, virtual e presencial na Ocean Cay, nas Bahamas. Isso marca o início da fase de implementação do programa que a MSC Foundation concebeu junto com um painel de especialistas, como resposta urgente à emergência em relação aos recifes de coral que se aproximam da iminente extinção, devido às mudanças climáticas e poluição.

O programa visa pesquisar, desenvolver, testar e refinar métodos para reverter o declínio dos recifes de coral nos 165 quilômetros quadrados de reserva marinha em torno da Ocean Cay, sendo pioneiro na reconstrução de recifes de coral danificados com espécies de coral que são mais resilientes às ameaças ambientais, como a poluição e o aquecimento do oceano. Esses estudos são o trabalho no qual os cientistas das universidades estarão diretamente envolvidos.

"Esta parceria marca um importante passo em nosso compromisso de implementar um programa de conservação marinha para reverter o declínio acentuado dos recifes de coral em todo o mundo, que ameaça um quarto de toda a vida marinha. O oceano está em nosso DNA, e é por isso que o Programa Super Coral é mais do que uma iniciativa local para proteger e restaurar os recifes de coral ao redor da Ocean Cay e da Flórida. Ele é projetado para construir uma expertise única no estudo e prática da resiliência de corais, desenvolvendo um modelo que pode ser replicado com sucesso em todo o mundo", comenta o presidente do Comitê Executivo da MSC Foundation, Pierfrancesco Vago.

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, os cientistas preveem que 70 a 90% dos recifes de coral estão correndo o risco de morrer nas próximas duas décadas (de 2030 a 2050).

"Iniciar projetos colaborativos em grande escala que buscam fornecer soluções reais agora representa nossa melhor chance de garantir um futuro para os recifes de coral e o sustento de milhões de pessoas que dependem deles", enfatiza o professor de Biologia Marinha na The University of Essex e Chefe da Scientific Advisor do Conselho da MSC Foundation para o Programa Super Coral, David Smith.

Tópicos relacionados