Victor Fernandes   |   29/04/2022 14:59   |   Atualizada em 29/04/2022 15:11

MSC Cruzeiros terá conexões de energia proveniente de terra em 2022

Virtuosa e Poesia usarão conectividade de energia proveniente de terra em portos no Reino Unido e Alemanha

Divulgação
MSC Virtuosa no terminal de cruzeiros de Southhampton, no Reino Unido
MSC Virtuosa no terminal de cruzeiros de Southhampton, no Reino Unido
Com o compromisso assumido em 2021 de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, a MSC Cruzeiros está continuamente explorando e investindo em novas tecnologias que estão contribuindo para a descarbonização, algumas com resultados promissores. A partir do final de maio, dois navios da frota da MSC Cruzeiros usarão pela primeira vez a conectividade de energia proveniente de terra de maneira constante: o MSC Virtuosa no Horizon, novo terminal de cruzeiros do Porto de Southampton, no Reino Unido, e o MSC Poesia em Rostock - Warnemünde, Alemanha.

A energia proveniente de terra desempenha um papel fundamental nesse sentido: ela permite que os navios desliguem seus motores e se conectem à energia elétrica local para operar seus sistemas de bordo. Com a eletricidade chegando ao navio por meio de um transformador especialmente projetado no porto, esse processo evita as emissões produzidas pelos geradores a diesel, melhorando a qualidade do ar local e reduzindo os níveis de ruído e vibração. O meio ambiente e as comunidades vizinhas se beneficiam diretamente da tecnologia de energia proveniente de terra. Após significativos investimentos na capacidade da frota, a MSC Cruzeiros anunciou passos e compromissos concretos para adotar e acelerar o uso de energia originária de terra.

Linden Coppell, diretora de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros, disse: “Estamos ansiosos para usar a energia proveniente de terra em Southampton e Warnemünde em 2022 e parabenizamos as autoridades portuárias por seu compromisso inovador e com visão de futuro. Nós da MSC Cruzeiros. estamos continuamente nos esforçando para melhorar nossa pegada ambiental, e a energia de terra nos permite reduzir drasticamente as emissões de nossos navios enquanto atracados. Precisamos de mais portos em outros mercados importantes para introduzir energia proveniente de terra o mais rápido possível, juntando nossos esforços para zero emissões líquidas até 2050 e reduzindo bastante nossas emissões atmosféricas locais”.

ACORDO COM CRUISE BALTIC

No dia 5 de abril de 2022, a Cruise Baltic e a MSC Cruzeiros assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) sobre seus esforços conjuntos para contribuir para o uso do fornecimento de energia de terra na região do Mar Báltico. O MoU, assinado em reconhecimento da importância de reduzir a poluição atmosférica causada pelo homem, destaca um desejo mútuo de contribuir para reduzir o impacto ambiental da indústria de cruzeiros.

A Cruise Baltic inclui 32 portos e destinos na Região do Mar Báltico. Ao assinar o acordo, a Cruise Baltic se compromete a trabalhar para instalações de fornecimento de energia provenientes de terra na região, com o objetivo de aumentar o número de instalações no Mar Báltico. Para cumprir o seu objetivo, a MSC Cruzeiros compromete-se a garantir que os navios de cruzeiro que fazem escalas regulares nos respectivos portos na região do Mar Báltico utilizem a fonte de alimentação de energia de terra, se disponível, o mais rapidamente possível ou a partir de 1º de janeiro de 2024.

INVESTIMENTOS ADICIONAIS

Até o final de 2022, 11 dos 21 navios da MSC Cruzeiros - incluindo todos os novos navios construídos desde 2017 - estarão equipados com capacidade de energia proveniente de terra. Os navios existentes estão sendo ou serão adaptados no futuro, à medida que seus itinerários incluírem portos onde a energia de terra esteja disponível.

Com as demandas regulatórias antecipadas e as preocupações da comunidade local sobre a qualidade do ar, vários portos ao redor do mundo estão desenvolvendo infraestrutura para dar suporte à energia de terra para navios de cruzeiro. No entanto, de acordo com a Clia, atualmente não existem mais de 14 portos visitados por seus membros que estejam equipados com capacidade para eletricidade proveniente de terra, enquanto apenas 7% dos berços de cruzeiros serão equipados até 2025.

“Estamos comprometidos em apoiar as autoridades no desenvolvimento de energia proveniente de terra para nossos navios enquanto estiverem no porto. Temos uma posição clara e inequívoca de que, onde quer que a energia de terra esteja disponível, priorizaremos os navios que tenham essa capacidade. Para garantir a compatibilidade com os sistemas dos navios visitantes, estamos colaborando estreitamente com as autoridades portuárias e empresas de engenharia responsáveis pelo projeto de infraestrutura. Aspectos, como demandas de energia a bordo e sistemas técnicos do navio, precisam ser considerados como parte do planejamento em terra”, acrescentou Linden Coppell.

Além disso, onde quer que a MSC Cruzeiros esteja envolvida na construção e financiamento de novos terminais, a companhia garante que os projetos levarão em conta os requisitos de energia de terra, fornecendo a infraestrutura, como trincheiras para os cabos de energia - exemplos atuais são os novos terminais da Divisão de Cruzeiros em Miami e Barcelona.

Tópicos relacionados