Artur Luiz Andrade   |   10/04/2018 14:02

Barcelona quer fugir do óbvio com melhores turistas

Um dos principais destinos do mundo, Barcelona continua exercendo fascínio sobre turistas de todas as idades, especialmente os que buscam cultura, história, gastronomia e o estilo de vida dessa região da Espanha. Mas a cidade quer trabalhar a qualidade do turista que a visita,


Emerson Souza
Jaume Vidal (Turismo de Barcelona), Joan Romero (Turismo da Catalunha) e Gabriel Cruz (Turismo da Catalunha)
Jaume Vidal (Turismo de Barcelona), Joan Romero (Turismo da Catalunha) e Gabriel Cruz (Turismo da Catalunha)
Um dos principais destinos do mundo, Barcelona continua exercendo fascínio sobre turistas de todas as idades, especialmente os que buscam cultura, história, gastronomia e o estilo de vida dessa região da Espanha. Mas a cidade quer trabalhar a qualidade do turista que a visita, priorizando as experiências no destino, a longa permanência e a descoberta de uma cidade além do óbvio. Jaume Vidal, do Turismo de Barcelona, e Joan Romero, do Escritório de Turismo da Catalunha em São Paulo (e que responde pela América do Sul), estiveram hoje na sede da PANROTAS, na capital paulista, e falaram dos planos para divulgar essa “outra” Barcelona.

O destino sofre com a concentração de visitantes em regiões muito específicas, como as Ramblas, a Barceloneta e a Sagrada Família, o que tem gerado questionamento de moradores e do novo viajante sobre o overtourism. O Turismo de Barcelona aposta em atividades e atrações para espalhar esse turista por outros pontos da cidade e o Turismo da Catalunha vai além, divulgando nichos, cenários e atrações no entorno de Barcelona.

Duas ações recentes dos dois órgãos são bons exemplos disso. O Turismo da Catalunha recebeu a convenção da Latam Travel (antiga Tam Viagens), e os 160 profissionais participantes ficaram hospedados nos hotéis de Port Aventura, complexo de parques temáticos a cerca de uma hora de Barcelona. Paisagens diferentes, atividades para famílias, praias e até esqui estão à disposição dos turistas a uma curta distância de Barcelona. Claro que as atrações principais da cidade foram incluídas na programação, como visita aos patrimônios de Barcelona e ao estádio Camp Nou, do time de futebol Barcelona, mas o Turismo da Catalunha mostrou que é possível e saudável diversificar e a preços competitivos.

Por sua vez, o Turismo de Barcelona levou um grupo de jornalistas latinos para a cidade e não incluiu nenhum dos grandes ícones (ou os mais óbvios) no roteiro. Nada de Casa Batlló, Sagrada Família, La Pedrera e Parque Güel... “Temos oito outros monumentos tombados pela Unesco e que acabam sendo ofuscados por esses outros, como o Hospital São Paulo, e a Casa Vicens (aberta à visitação em novembro, e primeiro projeto de Gaudí), ou ainda a Casa de les Punxes, que não é patrimônio da Unesco mas se trata de um dos ícones do modernismo na cidade”, explica Vidal. Com essa divulgação, o fluxo de visitantes se desconcentrará das áreas mais concorridas e uma nova Barcelona se descortinará para os visitantes.

BRASILEIROS
Especialmente os da América Latina, que ficam mais tempo no destino. Segundo Joan Romero, o brasileiro voltou a liderar o ranking de visitantes da região este ano, com 45,5 mil visitantes em janeiro e fevereiro, contra 40,8 mil da Argentina. Os dados se referem apenas à chegada direta no aeroporto de Barcelona, que tem voo da Latam a partir de São Paulo, portanto, os dados de brasileiros podem ser bem maiores.

No ano passado, a Catalunha recebeu 185 mil brasileiros e 220 mil argentinos, de um total de 20 milhões de visitantes internacionais (aumento de 5%). Problemas como os atentados nas Ramblas, o overtourism e os protestos pela independência da Catalunha não influenciaram na ida de latinos para o destino. “Há uma questão institucional, mas não afeta o Turismo”, diz Jaume Vidal, sobre a briga pela independência da região. “Os brasileiros e argentinos estão crescendo e sentimos que o Brasil já está se recuperando da crise. Brasil e Argentina não são Top 10 em envio de turistas, mas são em pedido de reembolso de impostos sobre compras”, destaca o executivo.

Barcelona é a primeira cidade de cruzeiros da Europa (e quarto porto do mundo), terceira em convenções internacionais no mundo e tem nichos fortes como esporte, cultura e gastronomia. O trabalho com o entorno da cidade promete prolongar ainda mais a estada de visitantes estrangeiros e satisfazer a todos no desenvolvimento do destino (para visitantes) e da cidade (para seus habitantes e empresários).

Saiba mais em www.catalunya.com e visitbarcelona.com.

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