Renato Machado   |   28/09/2018 15:39

Alentejo (Portugal) abre portas para experiências autênticas

Atualmente, os viajantes do Brasil representam o segundo maior fluxo internacional do Alentejo, posto que não era realidade no início da década.

Marluce Balbino
Vítor Silva, presidente do Turismo do Alentejo
Vítor Silva, presidente do Turismo do Alentejo
Maior região de Portugal em território, o Alentejo aposta na participação de eventos como a 46ª Abav Expo para se consolidar cada vez mais no mercado brasileiro. Atualmente, os viajantes do Brasil representam o segundo maior fluxo internacional da região, posto que não era realidade no início da década.

O presidente do Visit Alentejo, Vítor Silva, fala que a presença na feira “não é oportunidade, é quase que uma obrigação”. “Eu defendo que nós temos a obrigação de estar aqui. Espanha e França não estão, por exemplo. A gente tem que estar presente, tem uma ligação muito forte entre Portugal e Brasil.”

Silva revela que os brasileiros já ocupam a segunda posição dentre mercados internacionais no Alentejo, atrás apenas da vizinha Espanha. “Há oito anos o Brasil era um mercado pequeno, começando a crescer. Nós percebemos o potencial, trabalhamos, o mercado subiu para terceiro e agora se consolidou no segundo lugar.”

A principal cidade da região, Évora, está a pouco mais de uma hora de Lisboa. Proximidade que atrai o brasileiro que está em Portugal com mais tempo. “Autêntico” é uma boa maneira de descrever o Alentejo, seja nas estruturas ou na cultura local, ambas orgulhosamente bem preservadas.

Tópicos relacionados