Marina Marcondes   |   10/01/2019 14:59

Ministro sugere políticas de segurança e promoção para o Rio

Reunião no Palácio Guanabara abordou o desenvolvimento de ações voltadas à promoção do Brasil e do Estado carioca no exterior.

Divulgação/ Governo do Rio
Governador Wilson Witzel, Ministro Marcelo Álvaro Antônio, e secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite
Governador Wilson Witzel, Ministro Marcelo Álvaro Antônio, e secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu ontem (9), no Rio de Janeiro, com o governador Wilson Witzel e o secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, para desenvolver uma estratégia conjunta de divulgação do Rio para o Exterior. A conversa abordou temas-chave para o alavancar do projeto, como urgentes melhorias na área de segurança pública.

O novo ministro defende propostas para melhoria da segurança pública a partir de ações sociais, culturais e urbanísticas. O objetivo é aliar a repressão policial à instalação de equipamentos públicos em benefício de populações menos favorecidas, como bibliotecas, colégios e avanços em mobilidade. Álvaro Antônio ressalta que experiências do tipo foram "bem-sucedidas" em Bogotá e Medellín, na Colômbia, consideradas anteriormente como "capitais da violência", e apoia a reprodução do modelo.

LEIA TAMBÉM:
Veja o perfil de Marcelo Álvaro, novo ministro do Turismo

“Foi uma primeira visita para falar sobre Turismo em geral. E, obviamente, tratamos de um tema fundamental e que impacta diretamente o setor, que é a segurança pública. O carro-chefe do governador é a segurança e, consequentemente, a redução da criminalidade, o que será fundamental nessa estratégia de promoção”, declarou o ministro.

A indústria de viagens é uma das áreas com iniciativas prioritárias de curto e médio prazo estabelecidas pelo governador para os primeiros 100 e 180 dias de governo, com o objetivo de aumentar o número de visitantes domésticos e internacionais.

“O Turismo do Rio é o nosso novo petróleo, o Estado tem potencial para receber um milhão de visitantes por mês. Temos o desafio de fomentar essa atividade e mostrar ao Brasil e ao mundo que o Rio não é só samba e Carnaval, que são grandes atrativos, mas há também muitos locais no Estado de grande interesse para os viajantes”, declarou Witzel.

Tópicos relacionados