Marcos Martins   |   09/07/2019 14:00

Viena explica posicionamento no Turismo para famílias e de luxo

Em entrevista, Turismo da capital da Áustria explica quais são os seus maiores atrativos e fala sobre a atuação no Brasil, responsável por mais de 132 mil pernoites


Divulgação
Florian Wiesinger, do Turismo de Viena
Florian Wiesinger, do Turismo de Viena
O destino de Viena, capital da Áustria, tem como segmentos fortes as viagens para famílias e também o Turismo de luxo. Florian Wiesinger, executivo do Turismo de Viena que atende a imprensa do mercado brasileiro, listou os maiores atrativos e fez um balanço do posicionamento de Viena no Brasil, que foi responsável por mais de 132 mil pernoites em 2018.

Confira a entrevista na íntegra:

1 - Por que a cidade de Viena pode ser considerada um destino familiar?

Viena tem tudo para as famílias aproveitarem a cidade. Em primeiro lugar, inúmeras atrações culturais têm ofertas dedicadas para crianças, como o museu no Palácio de Schonbrunn ou o museu de som interativo House of Music. Além disso, muitos clássicos de Viena são divertidos tanto para os pequenos quanto para os adultos. Há o passeio pelo centro histórico da cidade em uma carruagem puxada por cavalos ou uma volta na emblemática roda gigante de Viena, seguido por uma visita prolongada do parque de diversões Prater, por exemplo.

Em segundo lugar, muitos hotéis premium vienenses oferecem serviços dedicados às famílias. O Hotel Sacher Wien é um ótimo exemplo, pois eles têm um mascote especial, o Teddy Franz, recebendo crianças com um presente especial e muitas recomendações para a família, sem mencionar o bolo Sacher. Viena foi nomeada a cidade com a mais alta qualidade de vida no mundo pelo estudo Mercer pelo décimo ano consecutivo em 2019.

A alta qualidade de vida de Viena beneficia especialmente as famílias, já que mais da metade do território da cidade é composto de espaço verde. Mais de 850 parques contribuem para uma ruptura fácil com as crianças de toda a cidade. A excelente rede de transportes públicos, sem barreiras, facilita a navegação também com crianças pequenas.

2 - Como o destino é posicionado?


Tradicionalmente, é conhecido pela oferta musical, cultural e seu imponente Patrimônio Imperial, que chama a atenção dos viajantes. Estes são complementados pelas outras vantagens da cidade, incluindo uma rica cultura culinária e a aparência de Viena como uma capital europeia verde, moderna, inteligente e contemporânea.

3 - Se você fosse agente de viagens, como venderia Viena para viajantes brasileiros?

Viena é um destino essencial no centro da Europa. A capital austríaca é a escolha perfeita para viajantes que já conhecem outros destinos europeus e que procuram algo novo. Viena surpreende muitos visitantes de primeira viagem com sua herança impressionante, mas também com uma animada cena de arte contemporânea e gastronomia.

4 - Quais são as principais atrações de cada temporada em Viena?


Graças à sua rica oferta histórica e cultural, Viena é um destino onde os viajantes sempre serão mimados pela escolha durante todo o ano. Olhando para alguns de nossos destaques sazonais, a primavera e o verão vêm com uma infinidade de eventos e festivais, onde os visitantes podem aproveitar as vibrações culturais da cidade, mas também se misturam com os locais.

No outono, um passeio familiar nos vinhedos de Viena, apenas a meia hora do centro da cidade, proporciona uma experiência inesperada, encantadora e autêntica. As tabernas tradicionais da região oferecem um ambiente descontraído, particularmente adequado para famílias com crianças pequenas. A temporada de férias é mágica em Viena, com muitos mercados de Natal abrindo em meados de novembro. É também quando começa a temporada vienense de bailes, embora a maioria aconteça em janeiro e fevereiro, como maneira única de celebrar o carnaval em Viena.

5 - Quais são os outros destinos que podem ser combinados com Viena em roteiro para famílias brasileiras na Europa?

Viena é uma excelente porta de entrada para explorar o centro da Europa. Cidades como Munique, Praga ou Budapeste são de fácil acesso de trem. Berlim ou Milão ficam a apenas uma hora de voo e a maioria das capitais europeias são conectadas com um voo de duas horas do Aeroporto Internacional de Viena.

6 - Viena é considerada um destino de luxo no Brasil?

Em 2017, 60% dos viajantes brasileiros que chegam a Viena optaram por ficar em hotéis de 4 ou 5 estrelas, o que significa que Viena atrai a maioria dos hóspedes que procuram uma estadia premium. Nossos parceiros mais importantes no mercado brasileiro incluem Teresa Perez Tours, Primetour e Matueté, que destacam ainda mais a posição de Viena no segmento de luxo. O Vienna Tourist Board participa da ILTM Latin America desde o seu lançamento em 2011, que também mostra a ambição de Viena de se posicionar como um destino de luxo.

7 - Como foi o desempenho de Viena em relação ao Brasil no ano passado?

Considerando que um total de mais de 132 mil pernoites de brasileiros em Viena significou uma leve queda de 4,7%, em relação ao ano anterior, a duração média das estadias de Viena subiu para 2,54 noites (de 2,49). Os brasileiros que vieram a Viena no ano passado preferiram ficar um pouco mais do que no ano anterior. Apesar da desaceleração de 2018, o Brasil manteve sua posição como mercado número um para Viena na América do Sul.

Tópicos relacionados