Juliana Monaco   |   31/10/2019 12:13   |   Atualizada em 31/10/2019 12:14

BH e Fortaleza recebem título de cidades criativas da Unesco

Na última quarta-feira (30), Belo Horizonte e Fortaleza entraram para o rol da Rede de Cidades Criativas da Unesco devido à promoção do desenvolvimento sustentável.


Jhonatan Soares
As cidades criativas da Unesco se comprometem a colocar a cultura no centro dos planos de desenvolvimento locais
As cidades criativas da Unesco se comprometem a colocar a cultura no centro dos planos de desenvolvimento locais
Na última quarta-feira (30), Belo Horizonte e Fortaleza entraram para o rol da Rede de Cidades Criativas da Unesco devido à promoção do desenvolvimento sustentável através da culinária e do design, respectivamente. Com a conquista do título, as cidades podem participar de projetos estratégicos em âmbito internacional e fomentar a indústria criativa local de forma sustentável e inclusiva.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o reconhecimento possibilita o desenvolvimento de novos produtos e destinos turísticos. “Esse título dará desenvolvimento turístico, econômico, cultural e social a essas localidades. Ele é um instrumento que afeta diretamente a qualidade de vida das cidades, criando soluções criativas de melhorias locais. O Turismo tem muito a ganhar com isso”, destaca.

Divididas em seis categorias (artesanato a artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música), as cidades criativas da Unesco trabalham em busca de dois objetivos comuns: colocar as indústrias criativas e culturais no centro de suas estratégias de desenvolvimento e cooperar ativamente por meio de parcerias entre cidades em âmbito nacional e internacional.

No Brasil, outras oito cidades já contam com o título: Belém, Florianópolis e Paraty (RJ), na esfera da gastronomia; Brasília e Curitiba, no design; João Pessoa, em artesanato e artes folclóricas; Salvador, na música; e Santos (SP), no cinema.

Tópicos relacionados