Juliana Monaco   |   15/01/2020 10:56   |   Atualizada em 15/01/2020 10:57

Estados do Nordeste planejam ações no mercado internacional

Na última terça-feira (14), o Fórum de Secretários Estaduais de Turismo do Nordeste debateu a criação de uma agenda comum de ações no mercado internacional.


Chico Andrade/Setur-PE
O objetivo do encontro é intensificar a atração de turistas estrangeiros para o destino Nordeste
O objetivo do encontro é intensificar a atração de turistas estrangeiros para o destino Nordeste
Na última terça-feira (14), o Fórum de Secretários Estaduais de Turismo do Nordeste debateu a criação de uma agenda comum de ações no mercado internacional, com o intuito de intensificar a atração de turistas estrangeiros para o destino Nordeste. O encontro teve como anfitrião o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, e contou com a presença do secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Eduardo Gabas.

“A partir da formalização do Consórcio Nordeste, um caminho diferente, de atuação em conjunto dos Estados nos foi dado. Temos atrativos em comum, todos temos praias, somos ricos culturalmente, e mais do que isso, temos desafios também comuns, problemas que podem ser tratados de maneira articulada. Acreditamos que o consórcio, que tem articulação positiva em diversas áreas, também pode trazer bons resultados para o Turismo”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Entre as principais ações abordadas pelos gestores está a criação de um calendário de participação conjunta em feiras internacionais, visando mercados ainda pouco explorados pelos estados do Nordeste, como Estados Unidos, França e China. "Desde agora, na Fitur (Feira Internacional de Turismo, em Madri, de 22 a 26 de janeiro), apresentaremos uma sinalização própria e vamos atrelar o material individual a esta marca. No entanto, participação mais robusta, com estande único para os Estados, se dará a partir da feira da França, em setembro”, ressalta Novaes.

Os próximos passos incluem o desenvolvimento de um plano de ações, que será apresentado a Embratur até o carnaval. Além disso, o Consórcio Nordeste deverá realizar nova missão à Europa em março, com a participação de governadores e secretários de governo.

Tópicos relacionados