Victor Fernandes   |   21/02/2020 19:34

Governo abre consulta para concessão do Caminhos do Mar

O edital prevê que a empresa vencedora seja a responsável por tornar Caminhos do Mar ainda mais atrativo.

Divulgação
No Diário Oficial desta sexta-feira (21), o governo do Estado de São Paulo lançou a consulta pública para a concessão do Caminhos do Mar. O edital prevê que a empresa vencedora seja a responsável por explorar portarias e bilheterias, estacionamento, trilhas, entre outros ativos, por 30 anos. Localizado no interior do núcleo Itutinga Pilões do Parque Estadual Serra do Mar, é conhecido por sua vista para o litoral e monumentos históricos.

A concessão será de concorrência internacional e a vencedora será responsável por tornar o Caminhos do Mar ainda mais atrativo, estimulando o Turismo, o entretenimento e o convívio social. Para isso, deverá implantar atrações e serviços, realizar restauros nos monumentos históricos e fazer a gestão da visitação. Em contrapartida, poderá explorar serviços de ecoturismo e uso público.

Os interessados em participar da licitação deverão considerar a implantação de portarias e bilheterias adequadas ao atendimento dos usuários, eliminando assim a necessidade de compra antecipada; a requalificação do estacionamento, com adequação da área e abertura de novos espaços; e a instalação de tirolesa, que funcionará como atração âncora do Núcleo, devendo ser aberta ao menos cinco dias por semana.

O restauro dos nove bens tombados que compõem a Trilha dos Monumentos Históricos do Caminhos do Mar também deverá ser feito valorizando o conjunto como monumentos únicos e independentes, para que estes se mantenham cada qual como parte do conjunto que compõe o percurso. São eles: Rancho da Maioridade, Ruínas, Belvedere Circular, Pontilhão Raiz da Serra, Monumento do Pico, Padrão Lorena, Cruzeiro Quinhentista e Calçada do Lorena.

Além disso, as trilhas deverão ser melhoradas, e a Casa de Visitas, reformada, com intervenções elétricas, hidráulicas entre outras. Uma loja de serviços e outra de alimentação terão de ser instaladas.

Tópicos relacionados