Da Redação   |   11/03/2020 13:53   |   Atualizada em 17/03/2020 11:09

Surto de coronavírus leva OMS declarar pandemia

Segundo dados recentes, o surto já atingiu mais de 110 países, 118 mil casos confirmados e 4,2 mil mortes

A Organização Mundial de Sáude (OMS) declarou pandemia do coronavírus, num reconhecimento de que a mera estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. Segundo últimos dados divulgados, o surto já atingiu mais de 110 países, 118 mil casos confirmados e mais de 4,2 mil mortes.

“Alguns países estão sofrendo com a falta de capacidade e recursos [para conter o surto]”, disse o diretor geral da OMS, Tedros Adhanon.


Unsplash

Com a mudança de status para pandemia, a agência indica que os governos devem trabalhar para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Além disso, estratégias direcionadas apenas para indentifcar casos e isolar pessoas precisam ser revistas imediatamente para um plano que possa focar em evitar novos casos de óbitos.

Ainda de acordo com a OMS, a classificação para pandemia não significa que a taxa de letalidade tenha aumentado, mas que o risco de novos contágios seja maior. Na avaliação da agência de saúde, o número de casos deve aumentar ainda mais nos próximos dias.

Tópicos relacionados