Da Redação   |   15/01/2021 15:06   |   Atualizada em 15/01/2021 15:07

França: governo decreta novo lockdown até o fim do mês

Veja mensagem do órgão de Turismo do país

A circulação da covid-19 ainda se encontra ativa na França e, devido a isso, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, confirmou ontem que todas as atividades e estabelecimentos sejam fechados no país e assim permaneçam até o fim do mês.

Leia na íntegra o comunicado do órgão do principal órgão de Turismo do país, o Atout France, a respeito da nova ordem do governo:

Deslocamentos:

• Um toque de recolher em toda a França metropolitana entrará em vigor à partir de 16 de janeiro de 2021, entre 18h e 6h, por pelo menos 15 dias.

• Todos os viajantes (que possuem passaporte europeu ou permissão de viajar) que desejam vir à França de um país fora da União Européia, devem apresentar obrigatoriamente um teste PCR negativo de menos de 72 horas, antes do embarque, para entrar no território nacional (teste negativo a ser apresentado para embarque em um avião ou barco).
Essas pessoas também devem assumir o compromisso de se isolarem por sete dias ao chegarem na França, e depois fazer um segundo teste PCR.

• Com relação aos viajantes da União Européia, o Conselho Europeu de 21 de janeiro irá esclarecer a estrutura de coordenação.

• Medidas específicas estão sendo tomadas para os territórios ultramarinos. Para visitas a territórios ultramarinos, um teste PCR de menos de 72 horas deve ser providenciado. Além disso, para Martinica, Guadalupe e Ilha da Reunião, um teste de antígeno em laboratório é reconhecido alternativamente. As medidas específicas para cada comunidade estão detalhadas no site do governo. A partir de 14 de janeiro, os testes são agora obrigatórios no retorno destes destinos para o hexágono. Os prefeitos tomarão em breve medidas adicionais.

• Até 8 de fevereiro de 2021, é necessário um teste PCR ou de antígeno para viajantes acima de 11 anos de idade que desejam viajar para a Córsega.


Aberturas / Fechamentos:

• Comércio: desde 28 de novembro, todos os estabelecimentos comerciais (exceto restaurantes) estão abertos. Estão em vigor regras sanitárias de proteção (incluindo um mínimo de 8m² por cliente). Durante o período de toque de recolher, as empresas são aconselhadas a estender seu horário comercial para incluir intervalos para almoço e fins de semana.

• Locais de culto: desde 28 de novembro, os locais de culto também foram abertos de acordo com os protocolos, sob as seguintes condições:
- dois assentos devem permanecer livres entre cada pessoa ou entidade familiar (grupo de pessoas que compartilham o mesmo domicílio);
- somente uma em cada duas fileiras poderão serão ocupadas.

• Hospedagem turística: desde 15 de dezembro, pousadas coletivas, residências turísticas, vilarejos turísticos residenciais, vilarejos de férias e casas de família, bem como acampamentos e estacionamentos para trailers, estão mais uma vez autorizados a acomodar seus clientes. Tal como nos hoteis, as áreas de restaurante / bar estão fechadas, porém, o serviço de quarto é permitido.

• Estações de esportes de inverno: desde 15 de dezembro, as estações de esportes de inverno podem receber os visitantes, porém todas as instalações comunitárias e elevadores de esqui permanecerão fechadas. A abertura dessas instalações poderá eventualmente ocorrer no início de fevereiro, sujeito à evolução favorável da situação sanitária.

• Centros culturais: Os estabelecimentos culturais (museus, teatros, cinemas) também permanecem fechados. Eles poderão eventualmente abrir no início de fevereiro, conforme a evolução favorável da situação de saúde.

• Restaurantes: Restaurantes e bares estão fechados e terão que esperar pelo menos até meados de fevereiro para poder receber seus clientes novamente, conforme a evolução da situação sanitária. Protocolos sanitários rigorosos serão então implementados.

• Salas de esporte: As salas de esporte permanecem fechadas, pelo menos até meados de fevereiro. A recepção do público nos pavilhões esportivos continua proibida, sem data definida para reabertura ao público nesta fase.

Tópicos relacionados