Filip Calixto   |   15/03/2021 12:14

Os oito eixos da nova gestão do Turismo em Goiânia

Vanessa Pires Morales assumiu a Agetul Goiânia com a chegada da nova gestão municipal


Filip Calixto
Vanessa Morales assumiu a secretaria executiva da Agetul Goiânia em janeiro
Vanessa Morales assumiu a secretaria executiva da Agetul Goiânia em janeiro
Nomeada no início do ano, pela nova gestão da prefeitura de Goiânia
, para comandar a Agetul (Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer), Vanessa Pires Morales assumiu a missão organizando um plano de ação para fortalecer e fomentar a atividade turística na cidade. Ciente dos desafios impostos pela pandemia, a executiva lembra do peso que a atividade tem para a economia do destino (3,99% dos empregos são vinculados ao segmento, e 2,36% do total de impostos arrecadados para o município) e estipula um projeto dividido em oito eixos.

- Realização de campanhas para impulsionar Goiânia como destino turístico regional, nacional e internacional;

- Criação e manutenção de atrativos turísticos para aumentar o tempo de permanência do turista na cidade;

- Capacitação dos profissionais do Turismo;

- Incentivar a realização de eventos de negócios de setores vocacionais do Estado, como agronegócio, logística, saúde, moda e farmacêutico, além dos eventos de entretenimento e lazer;

- Estruturação de polos gastronômicos em Goiânia;

- Reativação do Fundo Municipal do Turismo;

- Melhoria na sinalização dos atrativos e equipamentos turísticos da cidade;

- Desenvolvimento de uma infraestrutura logística, em parceria com as diversas regiões turísticas do Estado, para exploração de rotas turísticas a partir de Goiânia.

“Goiânia apresenta fortes vocações e poderá movimentar a economia não somente de sua região, como de várias outras do Estado de Goiás emitindo turistas em seus roteiros integrados”, aponta a executiva que já teve experiência como líder associativa, frente à ABIH-GO (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás), e segue liderando as equipes de Marketing e Vendas na rede Vivence Hotéis & Resorts.

“E, para isso, envolveremos uma diversidade de atores para o desenvolvimento pleno, considerando a incidência de fatores externos, os investimentos públicos e privados dentro de um modelo de gestão municipal moderno, próspero, sustentável e de inserção”, completa.

O DESAFIO DA PANDEMIA
A gestão de Vanessa encontra, contudo, o fator incontornável do impacto da pandemia para lidar. E, para que essa questão seja superada, a executiva ressalta a importância da inovação. “Oportunamente a situação pandêmica nos permite pensar com maior maturidade intelectual observando as demandas do setor de forma crítica, criativa e inovadora”, pontua.

Imaginando um momento com números de contaminação em queda e com uma possível retomada, a secretária executiva acredita que a recuperação da atividade na cidade possa vir, principalmente, das viagens corporativas e do turismo de eventos. “Os eventos e negócios permitirão a sustentação dos negócios turísticos já existentes e atrairão novos investimentos”, aponta.

Tópicos relacionados