Victor Fernandes   |   01/03/2021 18:26   |   Atualizada em 01/03/2021 18:31

Rio de Janeiro reabre palácios para visitação aos sábados

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou o programa Palácios do Povo, em parceria com a Fecomércio RJ

Divulgação
Hoje (1), o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou o programa Palácios do Povo, em parceria com a FecomércioRJ. A partir do próximo sábado (6), os palácios Guanabara e das Laranjeiras entram para o roteiro de programação cultural do Rio de Janeiro e abrem suas portas para a população fluminense e turistas.

"Abrir as portas dos palácios para a população e visitantes de outros estados e países é aproximar todos da história do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Vamos fortalecer a parceria com a Fecomércio para ampliar o programa e disponibilizar mais dias de visitação nos próximos meses, porque os palácios são do povo", ressaltou o governador em exercício, Cláudio Castro.

As visitas acontecerão aos sábados, das 9h às 17h. Os passeios pelos palácios terão duração de 40 minutos a uma hora e serão guiados por alunos e instrutores do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac RJ. No total, os prédios históricos receberão mais de 310 pessoas por dia de visitação.

No Palácio Guanabara, a visitação pode ser guiada ou livre, e terá capacidade para 30 pessoas por hora, no total. Já no Palácio das Laranjeiras, as visitas serão apenas guiadas e cada grupo pode ter até 20 pessoas.

Além do tour, o Palácio Guanabara também receberá todos os sábados uma apresentação musical e feira de agricultores familiares.

INSCRIÇÕES

O governo criou o portal Palácios do Povo para que os visitantes possam agendar seus horários de visitação e também realizar um tour virtual em alguns dos espaços históricos dos palácios. Um aplicativo para celulares também está sendo desenvolvido.

COVID-19

Durante os passeios, os visitantes devem seguir todos os protocolos sanitários de prevenção à propagação da covid-19. Serão obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento de, pelo menos, um metro entre as pessoas. Além disso, os palácios disponibilizarão totens com álcool 70 e haverá aferição de temperatura na entrada dos prédios.

Tópicos relacionados