Filip Calixto   |   01/06/2021 11:27   |   Atualizada em 01/06/2021 11:28

Prefeitura de Ilhabela lança guia e exposição sobre cetáceos

A prefeitura de Ilhabela lança este mês um guia de uma exposição para a temporada de baleias

O Turismo de Ilhabela, no litoral paulista, começa o mês de junho com novidades. A prefeitura acaba de lançar um guia turístico com informações detalhadas sobre as espécies marinhas e os principais locais dentro da ilha onde é possível ver os animais. Além disso, a administração municipal inaugura amanhã (2) uma exposição que contém registros fotográficos da vida marinha na região.

Ilhabela
O Turismo de Ilhabela, no litoral paulista, começa junho com um guia e uma exposição sobre cetáceos
O Turismo de Ilhabela, no litoral paulista, começa junho com um guia e uma exposição sobre cetáceos
Estas ações integram a programação da Abertura de Temporada de Baleias e Golfinhos, que reúne um conjunto de atividades voltadas ao trade de Turismo, moradores e turistas.

CETÁCEOS EM ILHABELA
O Arquipélago de Ilhabela abriga 11 espécies de cetáceos que frequentam a região ao longo do ano. A espécie que mais se destaca é a baleia-jubarte, uma espécie migratória, que todos os anos viaja cerca de 5000 quilômetros desde a região subantártica das Ilhas Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, onde se alimentam, até a região de Abrolhos na Bahia, buscando águas mais quentes para a reprodução. Em Ilhabela elas estão de passagem e costumam ser mais vistas entre os meses de maio e agosto.

Outra espécie que marca presença constante em Ilhabela é a baleia-tropical (Bryde), podendo ser considerada uma residente. Além das baleias, os golfinhos também sua presenças nos mares do destino paulista. Já as orcas visitam esporadicamente a região e podem ser avistadas em diferentes épocas do ano.

A TEMPORADA
O Prefeito Toninho Colucci (PL) destaca a importância da abertura da Temporada de Baleias e Golfinhos para a estruturação deste novo segmento de Turismo em Ilhabela. “Já estava previsto em nosso Plano de Governo e estamos tirando este projeto do papel para qualificar nosso trade turístico e gerar mais empregos e renda no município”, diz.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, enfatiza a importância desta exposição para trazer ao conhecimento do público nossa biodiversidade marinha e a possibilidade de desfrutar deste novo produto: o Turismo de Observação de Baleias. “Quero agradecer ao Prefeito e ao Secretário de Cultura, Marquinhos Guti, a parceria e viabilização deste espaço. O nosso muito obrigado também ao Projeto Baleia à Vista, ao Viva Instituto Verde e principalmente aos fotógrafos Júlio Cardoso, Arlaine Francisco, Frank Santos e Leonardo Wedekin por disponibilizarem este belo conteúdo para a exposição”, aponta.

A EXPOSIÇÃO
A exposição seguirá aberta até setembro, de segunda a domingo, incluindo feriados, sempre das 9h às 18h, na sede da Fundaci, que fica na Rua Dr. Carvalho, 80. Não é necessário agendamento.

O compilado de imagens tem registros dos fotógrafos: Júlio Cardoso, Arlaine Francisco, Frank Santos e Leonardo Wedekin.

Tópicos relacionados