Victor Fernandes   |   23/07/2021 14:38

Finlândia reabre fronteiras para brasileiros vacinados

Serão aceitos turistas imunizados com todas as vacinas sendo aplicadas no Brasil a partir do dia 26

Dreamstime
Helsinque, Finlândia
Helsinque, Finlândia
A partir da próxima segunda-feira (26), a Finlândia voltará a aceitar a entrada de viajantes brasileiros, desde que estejam completamente vacinados, sem a necessidade de quarentena. Serão aceitos turistas imunizados com todas as vacinas sendo aplicadas no Brasil: Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca, Janssen (Johnson & Johnson) e SinoVac (CoronaVac). A imunização é considerada completa para as autoridades de saúde finlandesas após 14 dias da última dose da vacina.

Todos os passageiros provenientes de países de alto risco chegando à Finlândia serão direcionados após o desembarque ao ponto de atendimento, para um exame de saúde obrigatório, estando o passageiro vacinado ou não. Além disso, todos os passageiros acima de 16 anos deverão apresentar um dos seguintes documentos no aeroporto de Helsinque:

  • Comprovante de vacinação completa;
  • Comprovante de vacinação da primeira dose (no caso da Janssen);
  • Teste negativo PCR ou antígeno realizado nas 72h que antecedem a entrada na Finlândia;
  • Laudo com diagnóstico de covid-19 (se teve) nos últimos seis meses.

Os documentos acima que estiverem redigidos em português devem ser traduzidos para inglês. Caso o passageiro não possua nenhum dos documentos listados acima, as autoridades aeroportuárias irão solicitar que o passageiro realize dois testes PCR na Finlândia (gratuito). O primeiro teste será realizado ao chegar no aeroporto de Helsinque e o segundo teste 3-5 dias após a chegada no país.

COMPROVANTE
A carteira de vacinação contra a covid-19 emitida no Brasil deve ser apresentada em inglês para as autoridades aeroportuárias na Finlândia. Caso o seu certificado de vacinação esteja redigido em outro idioma, será necessário traduzi-lo para inglês.

O país recomenda o uso da carteira de vacinação digital, oferecido pelo Conecte SUS, que emite os resultados em inglês e espanhol. O Conecte SUS contém todas as informações exigidas pelas autoridades finlandesas, tais como nome completo, data de nascimento, fabricante da vacina, local e dia aplicação e autoridade responsável pela emissão do documento.

Para mais informações, acesse o site da Embaixada da Finlândia no Brasil.

Tópicos relacionados