Rodrigo Vieira   |   17/08/2021 12:28 Atualizada em 17/08/2021 12:44

Agência paulista de expedição fotográfica fará tour na Paraíba

Empresa promete imersão em dois destinos pouco conhecidos a amantes da fotografia


Reprodução/São Paulo Photo Tour
Cabaceiras, no Cariri, a chamada “Roliúde Nordestina”, será um dos destinos
Cabaceiras, no Cariri, a chamada “Roliúde Nordestina”, será um dos destinos

A empresa especializada em tours fotográficos pela capital paulista São Paulo Photo Tour fará sua primeira expedição fora de seu Estado de origem e escolheu a Paraíba como destino de estreia. Batizada de “Paraíba: do Sertão ao Mar”, a viagem acontece em outubro, terá duração de sete dias e promete uma imersão em dois destinos pouco conhecidos, inclusive entre parte dos paraibanos, a um grupo de seis amantes da fotografia (câmera de celular também vale, segundo os organizadores). Há lugares disponíveis.

Cabaceiras, no Cariri, a chamada “Roliúde Nordestina”, e Barra do Mamanguape, no litoral norte do Estado e terra dos Potiguaras, indígenas que permaneceram em seu território original mesmo com a chegada dos portugueses, são os destinos escolhidos no roteiro. O objetivo da expedição é fazer os participantes serem absorvidos pelo cotidiano dos vilarejos, sempre atentos aos locais e horários estratégicos para que a melhor luz do dia proporcione fotografias.

Fotógrafo e fundador do São Paulo Photo Tour, Victor Lima ressalta a distinção da expedição. “É um produto de Turismo criativo, situado no polo oposto ao turismo de massa, no qual impactamos o mínimo possível o cotidiano da vida local - quando impactamos, o fazemos da maneira mais positiva possível, interagindo com as pessoas e personagens peculiares de cada lugar numa posição muito mais passiva, contemplativa e aberta ao aprendizado", afirma Lima, que organiza a expedição em parceria com a também fotógrafa Giovanna Fabbri, moradora de João Pessoa. A dupla promete desenvolver um trabalho similar ao desempenhado por guias de Turismo, além de instruir os participantes com dicas técnicas para que obtenham o melhor das técnicas fotográficas.

“É um projeto que demonstra o potencial da Paraíba para as mais variadas e criativas vertentes do Turismo", confirma a presidente da Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino. "A Paraíba tem riquezas singulares prontas para serem mostradas aos brasileiros e a expedição terá a possibilidade de desempenhar esse papel”, completa.

CABECEIRAS
Em Cabaceiras, município de 5 mil habitantes que serviu de locação para mais de 25 produções nacionais, como “O Auto da Compadecida” e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, uma das principais atrações visitadas será o místico Lajedo de Pai Mateus, uma formação de 1,5 quilômetro quadrado composta por cerca de 100 rochas gigantes, de até 45 toneladas.

Outra parada imperdível no município será feita na “Roliúde Nordestina”, um letreiro que ostenta o apelido carregado com orgulho pela população local. “Na área urbana, o cenário com as casinhas rústicas e coloridas é perfeito para fotografar. Na rural, a luz muitas vezes dura do sol, juntamente com cactos, pedras e outros elementos típicos do Sertão do Cariri criam a composição perfeita para fotos incríveis”, diz Giovanna.

BARRA DO MAMANGUAPE
Após duas noites no Sertão, a expedição seguirá para outras quatro na Barra do Mamanguape, no litoral norte paraibano, região ainda menos explorada pelo turismo convencional. O local é cenário de encontro entre rio e mar e, ainda, terra dos Potiguara, que no mesmo lugar estão desde a chegada dos portugueses. Aqui, os participantes interagirão com pescadores e indígenas e terão tempo de sobra para aproveitar as praias, piscinas naturais e demais atrações - a reserva dos Potiguara está localizada em uma das regiões mais bonitas do Nordeste brasileiro, em 14 quilômetros de praias desertas, com falésias, matas de tabuleiro, manguezais, rios e lagos de águas cristalinas.

CONTATO
Saiba mais em www.saopaulophototour.com.br/paraiba e/ou com Victor Lima (11) 94724 6408 / spphototour@gmail.com /@spphototour / @_ciborg

Tópicos relacionados