Victor Fernandes   |   20/10/2021 13:00   |   Atualizada em 20/10/2021 13:01

Suíça garante: Coronavac não é problema para turistas brasileiros

Brasileiros vacinados com Coronavac precisarão realizar teste de covid-19 a cada 2 dias na Suíça

PANROTAS / Emerson Souza
Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça para o Brasil
Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça para o Brasil
Recentemente, a Suíça implementou um passe social para que residentes e turistas possam comprovar vacinação ao entrar em restaurantes, museus e atrativos indoor e transitar sem máscara. No entanto, este passe está disponível para vacinados com vacinas aprovados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que não inclui a Coronavac. Brasileiros vacinados com Coronavac precisarão realizar teste antígeno a cada 48 horas ou PCR a cada 72 horas. No entanto, o diretor do Turismo da Suíça no Brasil, Fabien Clerc, acredita que isto não é um problema.

"Sempre existe uma possibilidade de revisão da regra, depende do desejo político e da situação epidemiológica. Fazemos um trabalho junto ao governo também para facilitar as viagens para a Suíça, mas acredito que isso não atrapalhará muito. Primeiro, porque é uma regra feita para a segurança do turista. E a segunda razão é que a Coronavac não é aceita em muitos destinos europeus por enquanto. Então, o brasileiro com Coronavac vai preferir fazer o teste a não viajar para a Europa", afirmou Fabien Clerc.

Fernanda Maldonado ainda deu exemplo de brasileiros que visitaram a Suíça na semana passada e afirmou ser uma "questão de planejamento". "Os brasileiros com Coronavac se organizaram e, a cada 48 horas, pela manhã, eles iam até uma farmácia e faziam um teste antígeno que fica pronto entre 15 e 20 minutos. Como eles já tinham o aplicativo, era só escanear o QR code do resultado e já tinha o passe sanitário para circular assim como todo mundo. Foi relativamente simples", explicou.

Tópicos relacionados