Victor Fernandes   |   01/12/2021 11:17   |   Atualizada em 01/12/2021 11:37

Catar quer se tornar hub para brasileiros na Ásia e Oriente Médio

O escritório de Turismo do Catar visitou o Brasil e o trade pela primeira vez em mais de 11 anos

PANROTAS / Emerson Souza
Renato Hagopian, da Qatar Airways, e Kristina Bagateliya, do Visit Qatar
Renato Hagopian, da Qatar Airways, e Kristina Bagateliya, do Visit Qatar
O Escritório de Turismo do Catar visitou o Brasil pela primeira vez em mais de 11 anos que a Qatar Airways opera no País, de acordo com o diretor regional da aérea, Renato Hagopian. Ontem (30), o Visit Qatar promoveu um jantar na Casa Manioca, em São Paulo, para apresentar o destino a operadores de Turismo brasileiros. O órgão oficial do país foi representado por Kristina Bagateliya, diretora de Marketing e Promoção do destino Catar. A executiva apresentou o pequeno país situado no Golfo Pérsico aos presentes e afirmou que tem planos para ser o hub de brasileiros que visitam a Ásia e Oriente Médio.

"Acredito que os brasileiros descobriram novos destinos durante a pandemia devido às restrições, padrões de comportamento e desejo que foram alterados. E quando as pessoas não puderam visitar destinos, se perguntaram "onde posso ir agora?". Então, ao meu ver, aos poucos, capacitando o trade sobre o destino Catar, uma vez que o brasileiro nos visitar, teremos cada vez mais pessoas interessadas em conhecer o Catar. Temos todo o potencial para atrair brasileiros, especialmente aqueles que visitam Maldivas e países da Ásia. Estamos esperançosos de que destinos asiáticos reabram agora e será uma grande oportunidade para brasileiros terem um gostinho do Catar em um stopover de duas ou três noites, especialmente com nosso programa de stopover maravilhoso desenvolvido com a Discover Qatar. Os preços para os hotéis cinco estrelas começam em diárias de US$ 17 por pessoa, que é o melhor que podem encontrar", explicou Kristina.

FACILIDADE

Questionada sobre o que o agente de viagens e operador brasileiro precisa saber sobre a visita ao destino, Kristina destacou que o país não requisita visto emitido com antecedência de brasileiros, o inglês e português são muito falados por lá e a parceria com a Qatar Airways, que realiza dois voos diários entre São Paulo (Guarulhos) e Doha, no Catar, com mais de 700 assentos diários, segundo Hagopian.

"Primeiro de tudo, falando com os operadores presentes aqui, todos elogiam o serviço e a qualidade da melhor aérea do mundo, a Qatar Airways, e a boa representação que temos no Brasil (com Renato Hagopian e seu time), então a parte do aéreo é muito mais fácil para nós. A segunda coisa que precisam saber é que podem ficar muito seguros mandando clientes para o Catar, porque é o país mais seguro do mundo. Inglês, e na verdade até o português, são línguas muito faladas por lá, porque temos uma enorme comunidade de brasileiros morando em Doha, então encontrará muita gente falando português nos restaurantes e hotéis, e não haverá uma barreira linguística. Somos um país aberto para outros 86 países com visto concedido na chegada ao Catar, então é mais fácil para brasileiros entrarem no país sem procedimentos extras prévios ao embarque. E também oferecemos um luxo acessível, operadores ficarão surpresos quando receberem os contratos para os hotéis em Doha comparando com nossos vizinhos", afirmou.

DIFERENCIAIS

Sobre os diferenciais do país, inclusive em relação a países vizinhos, a executiva do Visit Qatar afirmou: "Muitas pessoas pensam que os países do Oriente Médio são iguais e se perguntam o que mais podem ver na região. Mas quando as pessoas visitam Doha, ficam maravilhadas, porque é uma mistura tão bonita de culturas e história. Turistas verão antigos souks (mercados) e lindos museus que contarão a história de Doha, e ao mesmo tempo também poderão experimentar hotéis de luxo e shoppings. Acredito que para pessoas que buscam um destino do Oriente Médio autêntico e estão tentando escapar de grandes cidades, como São Paulo, eles podem visitar Doha a apreciar a tranquilidade do destino enquanto aprendem sobre a cultura árabe, cultura islâmica, história e também apreciar hotéis espetaculares, ótima culinária e opções de compra".

COPA FIFA 2022

Kristina também abordou o próximo grande evento do Catar: a Copa do Mundo Fifa 2022. A competição deve ser alvo de brasileiros, e a executiva disse que aquele que visitar o país para o evento encontrará ótima infraestrutura e desejará voltar ao país.

"Ontem (30), foi a abertura oficial da Fifa Arab Cup, que será o teste antes da Copa do Mundo de 2022. E é espetacular como as pessoas estão respondendo ao evento on-line. Nós temos um total de 12 estádios, e os jogos principais acontecerão em novas construções desenhadas para a Copa, como o palco da final chamado Lusail. Estamos trabalhando dia a dia desenvolvendo a infraestrutura e instalações para que as pessoas se sintam o mais confortável possível ao visitar Catar e experienciar o torneio. Depois disso, acredito que os brasileiros ficarão surpresos e veremos cada vez mais turistas do País nos visitando, porque será seguro, sem complicações e será fácil de se locomover pelo país, além de planos para trazermos cruzeiros, então pessoas poderão experimentar diferentes tipos de acomodação e podendo visitar o país. Estamos muito animados para a Copa", afirmou.

Tópicos relacionados