Rodrigo Vieira   |   01/12/2021 15:22   |   Atualizada em 01/12/2021 16:09

Nordeste Arretado: 4 Estados se unem em campanha e ações

Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte lançam ferramentas conjuntas para o Turismo


Divulgação
Rodrigo Novaes (Pernambuco), Ruth Avelino (Paraíba), Bruno Reis (Rio Grande do Norte) e Marcius Beltrão (Alagoas), os quatro secretários de Turismo envolvidos na campanha Nordeste Arretado
Rodrigo Novaes (Pernambuco), Ruth Avelino (Paraíba), Bruno Reis (Rio Grande do Norte) e Marcius Beltrão (Alagoas), os quatro secretários de Turismo envolvidos na campanha Nordeste Arretado
Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte lançam hoje a campanha Nordeste Arretado. A proposta é fomentar os Estados, que estão ligados em cerca de 500 quilômetros. As secretarias de Turismo de cada um deles se mobilizaram pela campanha, que conta com o apoio do Ministério do Turismo.

Um roteiro rico, que contempla toda a cadeia do Turismo e reúne as belezas naturais, gastronomia, os roteiros, a arte e a cultura alagoana, paraibana, pernambucana e potiguar é prometido pela Nordeste Arretado. Os aeroportos em todas as regiões e estradas ligam cada localidade, próximas entre si, e o turista poderá explorar toda essa oferta, na visão dos secretários.

No site do www.nordestearretado.com.br haverá as rotas que podem ser exploradas nesse roteiro, como produtos voltados aos nichos ecológico, romântico, gastronômico e muito mais. Além disso, haverá uma oferta de roteiros diversificados para explorar as quatro localidades, informações sobre cada destino e dicas para o viajante.

A campanha promete ainda uma série de ações que contribuem com toda cadeia produtiva do setor, enaltecendo imagens dos destinos, dicionário de gírias nordestinas, mensagens positivas sobre temas de viagem, viés comportamental e todo o cenário que cerca o tema do Turismo.

"Criamos a campanha buscando potencializar a divulgação da região como um produto único, como um destino com características muito próximas, que pode ser oferecido em conjunto, e visitado numa mesma viagem", explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

“Queremos formar uma rede com o melhor de cada localidade, em uma única plataforma. Não queremos prevalecer nenhuma região do País, órgão governamental e empresarial. Nosso único objetivo com a campanha e com o site é viralizar a viagem nacional para os quatro estados. Vamos despertar nas pessoas o desejo de explorar o próprio País. Nordeste Arretado é mais que uma campanha conjunta sobre Turismo, é sobre relacionamento, pertencimento e unidade”, acrescenta a presidente da Empresa Paraibana de Turismo PBTUR, Ruth Avelino.

De acordo com Bruno Reis, o responsável pela promoção do Rio Grande do Norte, a iniciativa pioneira do Nordeste Arretado tem um impacto positivo para todos os envolvidos. “Cria-se um novo produto no País, para o público final e para os agentes de viagem, sendo estratégico na promoção e venda em conjunto dos destinos. O turista que decidir realizar uma viagem para o Nordeste poderá escolher entre os quatros estados, pois todos possuem diversidade de atrativos turísticos e culturais, e diversas opções de entretenimento e lazer, além de possuírem fácil conexão por meio de rodovias e linhas aéreas”, afirmou o diretor-presidente da Emprotur (RN).

Já o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur/AL), Marcius Beltrão, acredita que a Nordeste Arretado chega para ampliar os horizontes. "Com esse projeto, seguimos além das fronteiras de cada estado, enaltecendo as experiências de cada destino, com tudo que o Nordeste tem de mais valioso. O turista poderá chegar por Maceió e sair por Natal, por exemplo, ao longo de 600 km. Nesse trajeto, o visitante consegue explorar as quatro regiões, passando tanto pelo litoral, como pelo interior, experienciando diferentes paisagens e aproveitando o que a região tem de melhor", enfatiza Beltrão.

PANROTAS / Emerson Souza
O nordestino Gilson Machado Neto, ministro do Turismo
O nordestino Gilson Machado Neto, ministro do Turismo
Para o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto o projeto Nordeste Arretado chega num momento muito importante de retomada do turismo nacional. “A plataforma vai enaltecer o que temos de mais belo em quatro estados brasileiros que respiram turismo: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba! Tenho certeza de que a medida vai destacar a diversidade do Nordeste, sem minimizar a peculiaridade de cada um desses estados. E digo mais: divulgar esses destinos de forma conjunta vai estabelecer mais uma rota no País, fortalecendo a visibilidade dos estados e se transformando em mais uma excelente opção para o turistas nacionais e internacionais que visitam nosso inigualável Brasil”, afirma.

LIVE DE APRESENTAÇÃO - NORDESTE ARRETADO

Nesta quarta-feira (1º/12), uma live será realizada para apresentação da campanha. Veja as informações:

Divulgação
EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO
De hoja (1º/12) ao dia 12 de dezembro, a campanha Nordeste Arretado realiza uma exposição no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. A exposição terá repentistas, cordel, guloseimas nordestinas, imagens e vídeos das belezas naturais e de toda a energia da região.



Tópicos relacionados