Nathalia Ribeiro   |   18/03/2022 09:49   |   Atualizada em 18/03/2022 09:58

Canadá remove exigência de teste para viajantes vacinados

Medida vale a partir de 1º de abril no país da América do Norte


Unsplash
Canadá removerá a exigência de teste de pré-entrada para viajantes totalmente vacinados em abril
Canadá removerá a exigência de teste de pré-entrada para viajantes totalmente vacinados em abril
O governo do Canadá anuncia que, a partir de 1º de abril, às 12h01 (horário local), os viajantes totalmente vacinados não precisarão mais fornecer um resultado de teste covid-19 antes da entrada no país por via aérea, terrestre ou aquática. Os viajantes totalmente vacinados que desejam chegar ao Canadá antes de 1º de abril de 2022 ainda devem ter um teste de pré-entrada válido.

No entanto, os viajantes que chegam ao Canadá de qualquer país que se qualifiquem como totalmente vacinados podem precisar fazer um teste molecular covid-19 na chegada, se selecionados para testes aleatórios obrigatórios. Os viajantes selecionados para testes aleatórios obrigatórios não precisam ficar em quarentena enquanto aguardam o resultado do teste.

“A diminuição da contagem de casos de covid-19, juntamente com as altas taxas de vacinação do Canadá e os rigorosos requisitos de vacinação para viagens, prepararam o terreno para os próximos passos na abordagem cautelosa e calibrada de nosso governo para facilitar com segurança as medidas em nossa fronteira. Os requisitos de teste para viajantes para o Canadá tornarão mais fácil para os canadenses aproveitarem com segurança as oportunidades emergentes para viagens pessoais e de negócios, à medida que o sistema de transporte do Canadá se recupera da pandemia”, disse o ministro dos transportes, Omar Alghabra.

Para viajantes parcialmente ou não vacinados que atualmente estão autorizados a viajar para o Canadá, os requisitos de teste de pré-entrada não serão alterados. A menos que estejam isentos de outra forma, todos os viajantes com 5 anos de idade ou mais que não se qualifiquem como totalmente vacinados devem continuar a fornecer prova de um tipo aceito de resultado de teste covid-19 pré-entrada:

  • um teste de antígeno negativo válido, administrado ou observado por um laboratório credenciado ou provedor de testes, realizado fora do Canadá não mais de um dia antes do horário de partida do voo inicialmente programado ou de sua chegada à fronteira terrestre ou porto de entrada marítimo; ou
  • um teste molecular negativo válido realizado não mais de 72 horas antes da hora de partida do voo inicialmente programada ou da sua chegada à fronteira terrestre ou porto marítimo de entrada; ou
  • um teste molecular positivo anterior realizado pelo menos 10 dias corridos e não mais de 180 dias corridos antes da hora de partida do voo inicialmente programada ou da sua chegada à fronteira terrestre ou porto marítimo de entrada. É importante notar que os resultados positivos do teste de antígeno não serão aceitos.

Todos os viajantes continuam a ser obrigados a enviar suas informações obrigatórias no ArriveCAN (aplicativo móvel ou site gratuito) antes de sua chegada ao Canadá. Os viajantes que chegam sem completar o envio do ArriveCAN terão que fazer o teste na chegada e ficar em quarentena por 14 dias, independentemente de seu status de vacinação. Viajantes em um cruzeiro ou avião devem enviar suas informações no ArriveCAN dentro de 72 horas antes do embarque.

Tópicos relacionados