Fabíola Bemfeito   |   05/04/2022 13:40

Casa Batlló ganha experiência com tecnologia 10D

O tour oferece aos visitantes uma viagem à mente do arquiteto Antoni Gaudí por meio de arte e tecnologia

Divulgação
O tour oferece aos visitantes uma viagem à mente do arquiteto Antoni Gaudí por meio de arte e tecnologia
O tour oferece aos visitantes uma viagem à mente do arquiteto Antoni Gaudí por meio de arte e tecnologia
Em Barcelona, na Espanha, a Casa Batlló é visita imperdível. E está com duas boas novidades. Uma delas é a experiência 10D, que usa a tecnologia para intensificar as sensações dos visitantes. Incrível, a novidade cria quase uma obrigatoriedade a quem já esteve na casa: visitar de novo. Outra é que a nova experiência imersiva poderá ser visitada à noite durante o evento Noches Mágicas 2022.

Vale destacar que a Batlló é uma experiência antes e outra depois da 10D. O novo tour oferece aos visitantes uma viagem à mente do criador da casa, o arquiteto Antoni Gaudí, por meio de arte e tecnologia. O ponto alto está no final, em uma grande sala chamada Gaudí Cube. Mas as inovações já podem ser vistas desde o primeiro momento. À entrada, o visitante já encontra uma escultura high tech cercada por vídeos e imagens cheias de cores, que simulam a inspiração do artista.

Durante sua passagem pela casa, os visitantes podem usar audioguide ou videoguide. Na TV, colocada em vários cômodos, personagens simulam o uso da casa no início do século 20. As diferentes salas imersivas, assim como os fones de ouvido e seu conteúdo musical e narrativo, são desenvolvidos com tecnologias tridimensionais, gerando uma proposta sonora imersiva que acompanha os visitantes durante a visita. Uma viagem.

Se a questão é simulação, há para os visitantes de algumas categorias de tíquete, como a Gold, a oportunidade de visitar alguns cômodos da casa mobiliados e decorados como se lá vivesse ainda a família Batlló. Projeções de pessoas como as que trabalhavam antigamente dão vida à casa em um de seus cômodos. Com direito a roupas no cabideiro e fotos na parede.

Depois de visitar o sótão e o terraço, para chegar até o Gaudí Cube, o visitante precisa descer uma escada que, agora, ganhou uma intervenção artística feita com correntes metálicas entrelaçadas pelas paredes e pelo teto. De lá, é sair para uma super projeção em 360 graus com realidade virtual. Mas sem óculos. São 100 milhões de imagens relacionadas a Gaudí.

A pergunta inevitável dos funcionários da Casa Batlló só aumenta o suspense. “Alguém tem problema com tonturas, labirintite e outros complicadores?” A partir do não, chãos e paredes vão se unir e se multiplicar. Em todos os pontos da sala, milhões de mosaicos tomam de alto a baixo o cômodo e chegam até o visitante quase que como um abraço. Será que era mais ou menos assim que Gaudí via o mundo?

E agora tudo isso pode ser visto de noite, em meio às Noches Mágicas 2022. O ingresso inclui a visita, show (concerto), mesa e consumação. Haverá Noches Mágicas durante todo o mês de abril e os shows têm artistas, performances e músicos diferentes a cada noite.

Tópicos relacionados