Rodrigo Vieira   |   27/09/2022 09:29   |   Atualizada em 28/09/2022 12:06

Furacão Ian deve atingir a Flórida nesta semana

Meteorologistas preveem a chegada do fenômeno na sexta-feira (1º) no Estado


NASA/ Scott Kelly
O furacão Ian pode atingir a Flórida a partir de sexta-feira (1º). Ventos e tempestades são previstos por meteorologistas para o norte de Tampa Bay ou virar noroeste em direção à região ocidental do Estado norte-americano, conhecida como o "cabo da panela", que reúne destinos como Pensacola, Panama City Beach, Tallahassee, Henderson Beach, Okaloosa Island, Navarre Beach, entre outros.

Outros destinos mais procurados por brasileiros, como Miami, Orlando e Kissimmee, não estão localizados nesta região, mas ainda assim podem sofrer efeitos colaterais do fenômeno climático.
É possível que alguns módulos passem por Orlando, onde escolas e outros estabelecimentos estão sendo fechados por precaução. Por sua vez, Miami já está sendo vítima de fortes chuvas, que é a mesma preocupação de Orlando e Kissimmee.

Diretora da Pegasus Transportation, que tem atuação focada principalmente em Orlando, Claudia Menezes garante que não há motivo para desespero e preocupação excessiva. "Todas as medidas estão sendo tomadas. Orlando é um lugar seguro, onde todos os hotéis, parques e receptivos estão preparados para esse tipo de situação. Não há nada para se alarmar, basta seguir as instruções que vão sendo dadas a cada minuto pela cidade. O clima é de tranquilidade", afirma Cláudia, ressaltando que todos os fornecedors de Turismo e espaços públicos são plenamente seguros.

Moradores da Flórida se preparam para se abrigar e amenizar os impactos do fenômeno. Ian era um furacão de categoria dois na noite de ontem (26), com ventos de mais de 160 quilômetros por hora e é provável que se intensifique antes de atingir Cuba.

O governador Ron DeSantis alerta para o que "é uma tempestade realmente grande", como ele mesmo classificou, acrescentando que o furacão Ian pode envolver ambas as costas do estado.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou emergência de saúde pública na Flórida e garante estar em busca de apoio com as autoridades locais.

PARQUES FECHAM TEMPORARIAMENTE
Os principais parques temáticos de Orlando fecharam temporariamente devido ao furacão. Veja os comunicados de Disney, Universal e SeaWorld.

*Notícia atualizada em 28/10 às 12h10

Tópicos relacionados