Rodrigo Vieira   |   04/02/2023 13:40   |   Atualizada em 06/02/2023 18:04

Visit Florida confia em reduzir tempo de espera de vistos no Brasil

Presidente do órgão, Dana Young diz estar fazendo sua parte para pressionar as autoridades


PANROTAS / Rodrigo Vieira
Dana Young, presidente do Visit Florida
Dana Young, presidente do Visit Florida

WEST PALM BEACH - O Brasil foi o terceiro maior emissor de visitantes internacionais à Flórida em 2022, mas o Visit Florida, órgão de promoção de Turismo do Estado norte-americano, gostaria de estar mais satisfeito com o desempenho. Isso porque o número de 709 mil brasileiros na Flórida no ano passado está 46% abaixo do que foi alcançado em 2019, ano imediatamente pré-pandemia, a retomada mais lenta entre o top 10 de emissores. E na visão da presidente do Visit Florida, Dana Young, o principal obstáculo para este atraso é a demora para emissão de visto estadunidense.

Nesse sentido, o que está ao alcance do Visit Florida está sendo feito, garante a presidente. "Essa semana fiz uma apresentação para nosso comitê executivo, que foi muito repercutida na mídia local. Insisti na questão da demora pelo visto e do quanto as exigências de vacinação ou teste de covid-19 são um atraso. Logo depois recebi um e-mail do Departamento de Estado querendo vir à Flórida para falar sobre isso", afirma Dana.

Dana é membro do board da US Travel Association, a organização líder em lobby do Turismo dos Estados Unidos. De acordo com ela, nessa semana a entidade veio a público para se posicionar com indignação pelo tempo de espera no visto. "Dessa vez, a USTA foi mais dura nesse tema e agora acredito que isso possa pressionar os responsáveis por agilizar as filas para emissão de vistos. Da maneira que está, é um desastre. É uma loucura que no Brasil, um mercado chave para nós, tenha de se esperar 500 dias para tirar um visto", queixa-se a presidente do Visit Florida, durante o evento Florida Huddle, que acontece em West Palm Beach.

Tem de ser tratado como estratégico um país onde as pessoas ficam por mais tempo e gastam mais do que a média, na visão de Dana. "Continuaremos fazendo a nossa parte, até porque as expectativas com o Brasil são altas em 2023. Cremos que será um ano de recuperação mais rápida, pois estaremos novamente fortalecendo nosso relacionamento com o trade", garante ela.

Em junho de 2022, o Visit Florida levou grande comitiva ao Brasil para para um roadshow por cidades-chaves, além de embarcar vários operadores importantes para o SuperFAM de outubro no Estado. Com relação ao marketing, Dana destaca parcerias pagas com operadoras brasileiras como Orinter, Azul Viagens, Agaxtur e outras. Como alternativas aos parques temáticos, a presidente do Visit Florida menciona atividades de contato com a natureza, como nadar com os manatis (peixes-bois).

Por fim, ela se mostra empolgada com o lançamento do Brightline. Dana utilizou o serviço pela primeira vez para vir ao Florida Huddle e gostou do que viu: um produto que "muda o jogo", em sua opinião, por dar uma alternativa de transporte importante entre destinos tão buscados no Estado.

O Portal PANROTAS viaja a convite do Visit Florida, com seguro viagem GTA.

Tópicos relacionados