Karina Cedeño   |   19/03/2019 17:31

Confira quais são os mitos ainda relacionados ao NDC

O tema ganhou a devida atenção no Fórum PANROTAS, que recebeu a vice-presidente de NDC do Sabre, Kathy Morgan, para falar sobre o assunto


Marcelo Fonseca
O editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, mediou o debate, que contou com a participação de Kathy Morgan (Sabre), José Coimbra (Iberia-British) e Erinaldo Silveira (CWT)
O editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, mediou o debate, que contou com a participação de Kathy Morgan (Sabre), José Coimbra (Iberia-British) e Erinaldo Silveira (CWT)
Não há como falar sobre o futuro da distribuição sem falar do NDC, novo sistema de distribuição para companhias aéreas criado pela Iata. Isso porque a novidade impacta não apenas os negócios das aéreas, como também o trabalho das agências de viagens e a experiência dos viajantes.

O tema ganhou a devida atenção no 17º Fórum PANROTAS, que recebeu a vice-presidente de NDC do Sabre, Kathy Morgan, para falar sobre o assunto. Ela ressaltou que é preciso entender as dinâmicas de mercado que levam à criação e adoção desse novo sistema, e que ainda há muitos mitos em torno do NDC que precisam ser esclarecidos. Confira a seguir quais são eles:

Mito 1: o NDC é um modelo comercial
O NDC é a capacidade de distribuição de um novo padrão tecnológico apresentado pela Iata que utiliza a transmissão de dados em XML. É um elemento técnico de como levar um produto ao mercado e não é um modelo comercial, um produto ou uma solução.

Mito 2: a certificação NDC significa que a empresa está 100% pronta para ele
Muito se acredita que quando a companhia aérea tem as certificações de NDC ela está completamente pronta para ele, o que está longe da verdade. A empresa pode estar certificada sem apresentar todas as capacidades para usar o novo sistema.

Mito 3: o NDC é o “assassino” do GDS e o substituirá o quanto antes
Antes de tudo, é preciso entender que há diferenças: o GDS cria a oferta com base em algoritmos, enquanto no NDC a companhia aérea controla a oferta. Ambos os sistemas têm espaço no mercado e o GDS continuará existindo, porque por enquanto uma grande quantidade do conteúdo irá permanecer fora do NDC. O novo sistema de distribuição atua em um mundo híbrido, no qual clientes vendem em múltiplos canais.

Mito 4: todas as companhias aéreas estão prontas para o NDC
Não estão. Entre as 833 empresas aéreas existentes no mundo, apenas 21 estão aptas a trabalharem como o NDC e são essas as empresas que terão o poder de levar o novo sistema adiante. Por ora, 80% do conteúdo continua nos canais tradicionais.

O debate sobre o tema também contou com a participação de José Coimbra (Iberia-British) e Erinaldo Silveira (CWT), sendo mediado pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.

Acompanhe o Fórum PANROTAS on-line pelo Facebook. Clique aqui e vá direto à transmissão.

O Fórum PANROTAS 2019 conta com aliança institucional da CNC Sesc Senac, patrocínio de Accor Hotels, Aerolíneas Argentinas, Air Europa, Alitalia, Assist Card, AM Resorts, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Elo, Fecomercio São Paulo, Gol, Delta e Air France-KLM, GTA Assist, Iberia/British, Iberostar, Localiza Hertz, Omnibees, Pegasus, R1 Audiovisual, Reserve, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Tes Cenografia, Villa Blue Tree, Visit Orlando, Wex, Wyndham Hotels & Resorts e apoio da Aviva, Cep Transportes, CVC Brasil, Pegasus Transportation, Tour House e Vice Versa.

Tópicos relacionados