Renato Machado   |   19/10/2018 15:22

MTur lança certificado para cidades no Mapa do Turismo

Mapa do Turismo contém 3,2 mil municípios brasileiros com potencial turístico a ser desenvolvido

Gleilson Miranda/Governo do Acre
Mâncio Lima, um dos municípios acreanos que compõem o Mapa do Turismo
Mâncio Lima, um dos municípios acreanos que compõem o Mapa do Turismo
As 3.285 cidades que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro poderão agora emitir um certificado digital comprovando a inserção no grupo de municípios com vocação turística. O Ministério do Turismo anunciou que a partir desta sexta-feira o documento poderá ser emitido, o que garante, segundo a pasta, que destinos tenham “priorização de investimentos federais destinados ao Turismo”.

“Com a certificação, os municípios terão duas vantagens: validar a responsabilidade com o Turismo no âmbito federal e local e conseguir rapidez no acesso a recursos destinados pelo MTur, pois terão em mãos uma comprovação de engajamento com o setor”, explica o secretário nacional de Estruturação do ministério, Totó Parente.

Em comunicado, o ministério explica os passos para que o certificado seja emitido. “Basta acessar o site do Mapa do Turismo, selecionar os campos Macrorregião, UF, Região Turística e Município e, em seguida, clicar em ‘pesquisar’ e aguardar o resultado destacado com a cor azul. A partir daí, é só clicar no destino selecionado e escolher a opção ‘emitir certificado’”.

O Mapa do Turismo, ferramenta que orienta políticas públicas do MTur, auxilia a pasta a definir regiões prioritárias para suas ações, no âmbito de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos. A lista com mais de 3 mil municípios nasceu de indicações de órgãos estaduais de Turismo a partir de critérios definidos pelo Ministério do Turismo. A atualização do Mapa do Turismo é esperada para 2019.

Tópicos relacionados