Renato Machado   |   11/12/2018 13:40

Futuro ministro do Meio Ambiente coloca ecoturismo em pauta

O futuro ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tem a intenção de incrementar o ecoturismo em unidades de conservação.

Flickr/Lucas Flavio
Chapada dos Veadeiros, em Goiás
Chapada dos Veadeiros, em Goiás
Em coluna desta terça-feira na Folha de São Paulo, a jornalista Mônica Bergamo noticia que o futuro ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tem a intenção de incrementar o ecoturismo em unidades de conservação.

À jornalista, Salles afirmou que visa combater um “isolacionismo” que vigora nas áreas. “As ONGs tratam esses locais como se fossem verdadeiros feudos”, disse. Segundo o futuro ministro, o Brasil explora “só 3% do potencial do ecoturismo. Temos que aumentar isso rapidamente”.

Na visão de Ricardo Salles, um dos modelos com potencial é o do Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação explorada por um grupo privado. “Um ótimo exemplo”, complementou.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Brasil há 53 unidades de conservação abertas à visitação. Em 2015, último ano com dados compartilhados no site do instituto, as unidades de conservação somadas receberam pouco mais de oito milhões de visitantes.


*Fonte: Folha de São Paulo

conteúdo original: https://bit.ly/2UC4xue

Tópicos relacionados