Danilo Teixeira Alves   |   27/03/2019 18:29

Turismo tem de agir para evitar retrocesso nos vistos

Segundo Randolfe Rodrigues (Rede-AP) a medida ofende o princípio internacional da reciprocidade.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou na semana passada um projeto para sustar o decreto do governo federal que dispensa visto para os cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. Segundo o parlamentar, a medida ofende o princípio internacional da reciprocidade.

A proposição vai de encontro com uma das mais importantes vitórias obtidas pelo Turismo do Brasil nos últimos anos. O fim dos vistos para esses mercados é uma reivindicação da indústria há décadas, pois vai gerar mais divisas para todo o País. Medidas adicionais, como mais promoção do Brasil no Exterior, também são pedidas pelo trade.

A dispensa do visto de entrada no Brasil para turistas de quatro países (Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão) pode significar um ótimo incremento de visitantes e receitas turísticas no País. De acordo com uma análise do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, só o número de visitantes estadunidenses em território nacional deve ser multiplicado por quatro, gerando uma injeção de gastos extras de R$ 6,4 bilhões, anualmente.

Agência Câmara
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do projeto
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do projeto
Para saber a opinião dos cidadãos, o Senado abriu uma consulta pública para saber quem apoia ou não o projeto. "O trade precisa se mobilizar e votar Não. O Não significa o nosso desacordo com a proposta de revogação do decreto presidente. O fim da exigência de vistos é uma reivindicação antiga e não há dúvidas que vai atrair mais turistas e divisas. Só com o visto eletrônico a procura pelo Brasil aumentou", diz o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta.

Vote agora clicando aqui.

Tópicos relacionados