Da Redação   |   08/08/2019 12:00

Setur-SP anuncia plataforma para ranquear municípios turísticos

O órgão anunciou que com a mudança da lei, agora os municípios turísticos serão ranqueados a partir de uma plataforma geral, todos devem se cadastrar ainda esse mês.


Governo do Estado de São Paulo
A mudança da legislação estadual garantiu o ranqueamento dos municípios turísticos
A mudança da legislação estadual garantiu o ranqueamento dos municípios turísticos
Após a mudança na legislação estadual que classifica os municípios turísticos, agora é possível que mais cidade participem do ranqueamento, que a médio prazo irá escolher novos integrantes desse grupo. A partir do requerimento da lei 1261/2015, a Secretaria do Estado de São Paulo realizará um ranqueamento técnico dessas cidades.

Para fazer o processo dar certo, a secretaria está lançando uma plataforma digital. A mesma irá receber todas as informações necessárias para analisar tecnicamente Estâncias, MITs dos que concorrem ao título. Nesse primeiro momento os municípios receberão um e-mail com um formulário de credenciamento, que deve ser preenchido e assinado pelo perfeito. Essa etapa deve ser concluída até o dia 15 de agosto. Em um segundo momento, serão disparados links e senhas para acesso a plataforma, tudo por e-mail.

Afim de manter as inscrições organizadas, cada cidade deverá escolher um interlocutor, esse será responsável pela inserção dos dados técnicos na plataforma. Além disso, será indicado também o representante do Comtur, que vai visualizar e acompanhar as informação do município, não podendo alterá-las.

“Esta decisão estabelece novos padrões de transparência e análise técnica avançada atendendo às demandas do município por evolução do sistema chamado Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). O segundo passo é integrar esse sistema no novo programa de Desenvolvimento Regional de Turismo que será lançado até outubro”, argumentou o secretário do Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.


Tópicos relacionados