Marcos Martins   |   24/09/2019 16:18

Crescimento acima da média do Turismo é pauta no Fornatur

Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) promove encontro com autoridades na tarde desta terça-feira em São Paulo


Filip Calixto
Vinicius Lummertz, do Turismo de São Paulo, e mais participantes do encontro
Vinicius Lummertz, do Turismo de São Paulo, e mais participantes do encontro
Não é novidade que o potencial do Turismo é enorme, pois o setor cresce acima da média da economia em vários Estados. Durante reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) no Expo Center Norte, em São Paulo, esta foi uma das pautas entre os secretários de todo o Brasil.

“O sucesso da gestão federal é a soma de cada um dos componentes das unidades da federação e temos muito a construir entre nós. Neste semestre observamos em São Paulo e vários outros Estados um crescimento do Turismo acima da média da economia. Isso quer dizer que temos uma capacidade de reação e precisamos angariar importância política, ocupando os espaços com foco em estratégia e operação”, afirma o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.

“Quando fizemos a parceria para redução de 25% para 12% do ICMS do combustível de aviação não tivemos o objetivo de promover uma guerra fiscal. O Brasil é muito caro e temos que fazer sacrifícios para sair desse emaranhado. Já estamos em 660 frequências semanais e o número inicial era 490. Não queremos todos os voos para nós porque São Paulo é o maior emissor para outros destinos, que se beneficiam. Além disso, criamos voos para novas cidades do interior paulista."

“O Brasil sempre investiu muito dinheiro no Turismo, mas cada período deve ser analisado pelo seu contexto e suas variáveis. Observamos um momento diferente, de mudança, e no Brasil tão grande como o nosso fica difícil qualquer gestão de gabinete. Devemos trabalhar com um programa de Estado”, sugere o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab.

Tópicos relacionados