Marcos Martins   |   12/12/2019 16:26   |   Atualizada em 12/12/2019 16:28

Embratur cria grupo de trabalho com foco em aviação

GT começa a trabalhar na próxima semana e reúne Abear, Iata, Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, MTur, Anac e Secretaria de Aviação Civil


Divulgação/ João Alexandre
Representantes de entidades em reunião
Representantes de entidades em reunião
A Embratur definiu nesta semana a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para aprimoramento e definição de estratégias que visam ao "fortalecimento e a melhoria da aviação brasileira". O objetivo é consolidar o setor de transporte aéreo e a"mpliar a competitividade em âmbito internacional e nacional". A iniciativa une integrantes da Abear, Iata, Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, MTur, Anac e Secretaria de Aviação Civil.

A decisão foi tomada durante reunião entre o presidente e o diretor de Marketing da Embratur, Gilson Machado Neto e Osvaldo Matos, respectivamente, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, o diretor de Relações Externas no Brasil da Iata, Marcelo Pedroso, o presidente da Frentur, Herculano Passos, e o secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos.

De acordo com o presidente da Embratur, o objetivo é destravar gargalos e formular um documento oficial que será entregue à presidência com os principais entraves que impedem o crescimento da malha aérea brasileira. “A pedido do presidente Jair Bolsonaro, realizamos a primeira reunião de instauração do GT que irá abordar com efetividade as questões do setor. Iremos apontar os maiores problemas que a aviação brasileira apresenta e entregar nas mãos do presidente Bolsonaro, que travou uma luta incansável pela melhoria do setor aéreo do Brasil”, afirma Neto.

O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, se colocou à disposição do governo federal para reformulação do setor. “Entre as principais mudanças, defendemos a redução da alíquota do ICMS sobre o combustível de aviação, que é essencial para garantir tarifas mais baratas em voos domésticos, a atualização da legislação do Código Brasileiro de Aeronáutica, a revisão da legislação trabalhista para o setor, entre outras. O mundo está mudando e o Brasil precisa acompanhar essa evolução.”

Segundo o presidente da Frentur, o deputado Herculano Passos, “o grupo terá a missão de construir diretrizes para diminuir os gargalos e melhorar a qualidade do serviço para o povo brasileiro”. O GT começará a trabalhar junto na próxima semana.

Tópicos relacionados