Juliana Monaco   |   28/01/2020 15:47   |   Atualizada em 28/01/2020 15:48

Para cônsul nos EUA, isenção de vistos é apenas um passo

O diretor-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, se reuniu ontem com o cônsul-geral do Brasil em Nova York para abordar o aumento do fluxo de norte-americanos.


Divulgação
Gilson Machado Neto, diretor-presidente da Embratur
Gilson Machado Neto, diretor-presidente da Embratur
Na última segunda-feira (27), o diretor-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, se reuniu com o cônsul-geral do Brasil em Nova York, o embaixador Enio Cordeiro, para tratar sobre o aumento do fluxo de norte-americanos no Brasil. A reunião contou ainda com a presença do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ).

Para o cônsul-geral, a isenção de vistos deverá fortalecer o Turismo no Brasil, mas não pode ser a única medida apresentada nos Estados Unidos. "Acredito que foi uma grande decisão a medida adotada pelo presidente Jair Bolsonaro, pois gera um fluxo maior de visitantes norte-americanos para o nosso país. No entanto, somente a liberação do visto para os americanos pode não gerar efeitos para o aumento do número de turistas no Brasil. A Argentina, por exemplo, não exige visto de americanos há 20 anos e isso não fez aumentar. Devemos mudar a imagem do Brasil, tanto na parte de violência quanto na parte de conservação ambiental”, explicou.

De acordo com Gilson Machado Neto, serão abertos novos escritórios ainda este ano para ajudar na divulgação do Brasil no Exterior, inclusive no país norte-americano. "Além disso, estamos mudando a forma de divulgação e promoção dos nossos destinos e atrativos turísticos. Antes, o enfoque era no turismo de caipirinha, tanga e favela. Agora é voltado à natureza e ao ecoturismo. Fomos vítimas de fake news sobre o nosso meio ambiente, mas o mundo sabe que a Amazônia está preservada. O Brasil é, inclusive, um dos poucos países com mais de 60% do seu território de florestas em preservação e o mesmo percentual de energia oriunda de fontes limpas. O Brasil está fazendo o seu dever de casa. Na área da segurança, por exemplo, o índice de violência diminuiu 22% no primeiro ano de governo do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou.

Tópicos relacionados