Filip Calixto   |   15/04/2020 18:13   |   Atualizada em 15/04/2020 18:14

Secretaria de SP mobiliza prefeituras de municípios turísticos

Em reunião realizada ontem (14), a secretaria de turismo de SP reuniu representantes de estâncias.

Emerson Souza
Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo
Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo
Mais de 100 prefeitos e 80 secretários dos 210 principais municípios turísticos do Estado de São Paulo participaram de uma reunião virtual organizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, com participação das pastas estaduais de Desenvolvimento Regional e Habitação. O encontro, realizado ontem (14), teve dois objetivos: alinhar com os executivos municipais o fortalecimento das medidas de isolamento social e identificar boas práticas locais de enfretamento da covid-19 que possam ser replicadas.

"É fundamental o alinhamento das prefeituras com as diretrizes do Governo de São Paulo", disse o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. "O esforço dos 210 municípios turísticos e estâncias é importante para evitar ao máximo a interiorização do coronavírus", complementa. Alguns destinos, por exemplo, registraram aumento de visitantes no feriado de Semana Santa e Páscoa, mesmo com hotéis e atrativos fechados.

A sessão também mostrou como alguns municípios estão se organizando para o atendimento das demandas mais emergentes. Dois Córregos, no centro do Estado, está montando um alojamento para o isolamento de profissionais de saúde que tenham contato com o vírus, produzindo aventais e distribuindo kits de limpeza para a população vulnerável. Queluz, próxima à divisa com o Rio de Janeiro, e Barra do Turvo, no limite com o Paraná, estão entregando kits de alimentação para os alunos da rede municipal que ficaram sem merenda. Já Ribeirão Grande, distante 244 quilômetros da capital, inovou a alimentação para os desempregados e grupos de risco: a cesta é composta por oito itens comprados dos produtores rurais do município.

É a fabricação de máscaras, contudo, que está fazendo mais sucesso. Além da produção em polos tradicionais de confecção, como Ibitinga, capital dos bordados, ou Tabatinga, capital do bicho de pelúcia, também estão sendo feitas e distribuídas em Campos do Jordão, Piracaia e São Bento do Sapucaí.

Durante o encontro muitos prefeitos também apresentaram pleitos que estão sendo analisados pela secretaria.

Tópicos relacionados