Victor Fernandes   |   19/05/2020 16:48

Ministro foca no turismo rodoviário e eventos para reconstrução

Hoje (19), a Festuris promoveu uma live com o Ministro do Turismo para abordar medidas para reconstrução.

Mtur/Roberto Castro
Ministro do Turismo abordou medidas para reconstrução do Turismo em live da Festuris
Ministro do Turismo abordou medidas para reconstrução do Turismo em live da Festuris
Hoje (19), a Feira de Turismo de Gramado (Festuris), promoveu uma live com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Durante o encontro mediado pelos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, o ministro comentou sobre quais medidas serão necessárias para a reconstrução do Turismo brasileiro.

Álvaro Antônio iniciou a conversa abordando a crescente que o Turismo brasileiro vinha experienciando, com aumento de empregos gerados e "recordes quebrados" em 2019, e também as medidas provisórias já colocadas em prática pelo MTur. As MPs contemplam a flexibilização dos acordos trabalhistas, o prorrogamento do estorno de viagens e eventos cancelados, e a disponibilização de linhas de crédito, que segundo o ministro, chegarão na ponta do mercado, nos pequenos empreendedores, em breve, prometendo maior capilaridade das medidas.

Perguntado sobre a prorrogação da medida provisória que abordas os acordos trabalhistas, Álvaro Antônio disse que, em um primeiro momento, o Ministério da Economia não quis setorizar a ajuda, mas que essa segmentação ocorrerá ao final dos 90 dias, priorizando setores mais afetados, como o hoteleiro. O ministro afirmou que será necessária uma reavaliação das ajudas e é o Ministério da Economia que determinará o que poderá ser feito para apoiar diferentes segmentos, com diferentes impactos causados pela pandemia.

Os CEOs da Rossi & Zorzanello prosseguiram o encontro dizendo que é "momento para celebrar a vida", respeitando o momento que atravessamos, e parabenizou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, mencionando a volta gradual dos atrativos turísticos do Estado e eventos em Gramado. O ministro acompanhou os elogios e disse que o governador está trabalhando com muita inteligência e responsabilidade com a máquina pública, enquanto outros governadores e prefeitos estão "aproveitando o momento para palanque político", sendo "inconcebível manter a população inteira de um País em casa e permanecer com o comércio fechado".

Ao abordar as estratégias para a retomada do Turismo brasileiro, Álvaro Antônio voltou a focar no turismo rodoviário e na conectividade dos modais de transporte (rodoviário, aéreo, marítimo e fluvial). O ministro mencionou novamente o programa Investe Turismo e as 30 rotas nacionais de Turismo, exaltando os recursos naturais e os patrimônios históricos do Brasil, afirmando que pretende equilibrar o déficit na balança comercial do Turismo, prometendo novidades e uma promoção mais forte a partir de uma Embratur transformada em agência.

Por último, o ministro abordou o segmento de eventos turísticos, sendo a área de atuação dos organizadores da live, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Para Álvaro Antônio, o setor é um dos focos do MTur por possuir um tíquete médio mais alto, prometendo papel de destaque na atração de investimentos na retomada do Turismo nacional. Para isso, o Ministério está elaborando um planejamento para atender as medidas de higiene e segurança, medidas que já serão aplicadas nos eventos de Gramado que seguem confirmados para o segundo semestre.

Em breve, a live completa estará disponível no IGTV do @festurisgramado.

Tópicos relacionados