Juliana Monaco   |   18/05/2020 15:32   |   Atualizada em 18/05/2020 15:56

São Paulo pode ter feriado de seis dias para aumentar isolamento

A medida visa antecipar os feriados de 9 de julho, Corpus Christi e Consciência Negra na capital paulista.


Emerson Souza
As medidas dependem da aprovação dos legislativos municipal e estadual
As medidas dependem da aprovação dos legislativos municipal e estadual
Em uma tentativa de aumentar o isolamento social, o governo do Estado de São Paulo vai encaminhar à Assembleia Legislativa um projeto de lei para antecipar o feriado da Revolução Constitucionalista (9 de julho) para a próxima segunda-feira (25). Na capital paulista, o objetivo é antecipar também os feriados municipais de Corpus Christi (11 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro), de modo a criar um feriado prolongado desta quarta-feira (20) até a próxima segunda (25). As informações foram veiculadas pelo portal G1 e pela Agência Brasil.

“Não estamos decretando o lockdown e nem recomendando", disse Doria na Agência Brasil. "Temos o protocolo para isso. Mas esta iminência não existe nesse momento. Estamos tentando todas as alternativas possíveis para viabilizar o achatamento desta curva, utilizando todos os mecanismos, inclusive esse de extensão de feriados para alcançar bons índices [de isolamento], obtidos nos feriados e finais de semana”, afirmou.

“Caso a Câmara consiga aprovar esse projeto e isso seja feito até amanhã, nós anteciparemos os dois feriados municipais que ainda temos para quarta e quinta-feira dessa semana, decretando ponto facultativo na sexta-feira. Portanto teríamos aí um período de quarta, quinta, sexta, sábado e domingo onde a gente poderia atingir os índices que nós atingimos no dia de ontem, domingo, quando nós tivemos 56% de isolamento social aqui na cidade", disse o prefeito Bruno Covas.

O governador recomendou que prefeitos do estado também repitam o gesto do prefeito Bruno Covas para antecipar seus feriados municipais.

"Ficou claro que ao longo dos finais de semana e dos feriados, nos últimos 56 dias, nós temos índices mais elevados de isolamento e isto contribui para o controle da pandemia. Portanto, com essa decisão, nós teremos um período mais prolongado de feriados, e com isso, desejamos que possamos ter índices semelhantes aos demais feriados e finais de semana", ressaltou o governador João Dória.

Tópicos relacionados