Vinicius Novaes   |   18/09/2020 13:16

Governo Federal define critérios para Rede Trilhas

Rede Trilhas vai interligar biomas de Norte a Sul do País, conectando diferentes paisagens e ecossistemas

Foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria conjunta dos ministérios do Turismo, do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que define critérios para a adesão de novos trajetos à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade. A Rede Trilhas vai interligar biomas de Norte a Sul do País, conectando diferentes paisagens e ecossistemas, de forma a estruturar, promover e dar visibilidade à oferta do Turismo de natureza no País.

As propostas de adesão vão poder ser apresentadas à Secretaria de EcoTurismo do MMA por entidades e órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados, cabendo à análise às Pastas signatárias da portaria.
Os trechos adicionais deverão seguir padrões da RedeTrilhas de mapeamento, identificação (símbolos de pegadas amarelas e pretas), acesso a serviços, indicação de pontos de apoio, pernoite e de interesse turístico, a fim de proporcionar mais segurança aos visitantes.

“Com essa iniciativa, o Brasil reforça o alinhamento às melhores práticas internacionais de estruturação de trilhas e aprimora um segmento que tende a despontar no pós-pandemia, que é a busca por natureza, fortalecendo ainda as economias locais e a criação de postos de trabalho”, disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Roberto Castro/MTur
Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo
Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo
Além da ampliação das trilhas de longo curso nacionais e regionais, os resultados previstos com a portaria incluem a informatização do processo de inclusão de trechos e a manutenção de um banco de dados pelo MMA, por meio de um portal oficial em desenvolvimento. O texto também prevê parcerias para iniciativas como a instalação de sinalização, o fornecimento de equipamentos destinados à conservação de trilhas e a construção de mirantes e outras estruturas.

Atualmente, 74 trilhas fazem parte do projeto, com 3,5 mil quilômetros sinalizados. Entre elas, o Caminhos da Serra do Mar (RJ), a Transcarioca (RJ), a Transmantiqueira (RJ/MG/SP), a Rota Guarumã (PA) e o Caminho das Araucárias (RS/SC), que integram o Corredor Litorâneo; o Caminho de Cora Coralina (GO), o Caminhos do Planalto Central, o Caminho dos Veadeiros e o Caminho da Floresta Nacional de Brasília, que fazem parte do Caminhos dos Goyases; a Trilha Chico Mendes (AC), a Rota dos Pioneiros (PR) e a Transespinhaço (MG).

Tópicos relacionados