Artur Luiz Andrade   |   10/11/2020 23:46   |   Atualizada em 11/11/2020 00:15

Turismo responsável é foco do plano de retomada do MTur; visite o site

Projetos e ações que serão anunciados devem dar resultados até 31 de julho de 2021

O site do Plano Nacional de Retomada do Turismo
, lançado nesta terça-feira, 10, pelo Ministério do Turismo, traz a definição do programa: “uma aliança nacional que reúne poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S, coordenada pelo Ministério do Turismo, para mitigar os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da covid-19”.

O MTur definiu, por meio de um ato normativo, os eixos de atuação e os parâmetros para desenvolvimento de programas, projetos e ações para a retomada. O foco é o Turismo nacional, responsável (para empresas e turistas) e descentralizado, dando oportunidades a destinos de todo o País. Os resultados de todas as ações envolvidas deverão estar evidentes até 31 de julho de 2021.

O plano Retomada do Turismo implementará um conjunto de programas, projetos e ações organizados em quatro eixos de atuação:
1 – Preservação de empresas e empregos no setor de Turismo;
2 – Melhoria da estrutura e da qualificação de destinos;
3 – Implantação dos protocolos de biossegurança;
4 – Promoção e incentivo às viagens.

Os parâmetros que devem ser seguidos incluem:
1 – Considerar os protocolos de biossegurança para os prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras;
2 – Incentivar a conduta responsável de cada indivíduo, como prevenção à disseminação da covid-19;
3 – Incentivar as viagens pelo Brasil, em especial as viagens a lazer, de forma responsável e segura;
4 – Definir medidas para a retomada das viagens de negócios e eventos, como feiras e congressos e convenções;
5 – Adotar medidas para melhor distribuição de turistas pelo País, priorizando o Turismo em áreas naturais.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Jair Bolsonaro e os ministros Marcelo Álvaro Antônio e Braga Netto
Jair Bolsonaro e os ministros Marcelo Álvaro Antônio e Braga Netto
É O MOMENTO CERTO?

O Ministério do Turismo garante que sim e as ações propostas visam acelerar a recuperação do setor, bastante afetado pela crise da pandemia.

“O Ministério do Turismo tem absoluta convicção de que estamos no momento da retomada do Turismo e as cenas observadas nos últimos feriados reforçam isso, o interesse de o brasileiro voltar a aproveitar os nossos destinos nacionais”, diz o MTur no site do plano. “Mas sabemos que a retomada deve ocorrer de maneira planejada, gradual e segura. Tanto que lançamos, ainda no mês de junho, o Selo Turismo Responsável. A medida nos colocou entre os 10 primeiros países do mundo a possuírem protocolos oficiais de biossegurança para 15 atividades, todos validados pela Anvisa. Destinos turísticos importantes do nosso País como Gramado (RS) e Monte Verde (MG) são exemplos importantes de como é possível conciliar turismo com prevenção ao coronavírus”, avalia o governo.

Segundo o MTur, o plano de Retomada do Turismo visa ampliar o alcance de medidas, já desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, e desenvolver novas ações, projetos e programas. “A próxima temporada de Verão é o momento ideal para o início da recuperação da nossa atividade e para fazer com que o Turismo brasileiro retome o ritmo de crescimento observado em 2019 e volte a desempenhar sua vocação, que é gerar emprego e renda para o nosso povo”, acrescenta o site.

CAMPANHA

Para promover a Retomada do Turismo, também foi lançada a campanha Viaje com Responsabilidade e Redescubra o Brasil, com uma série de vídeos voltada à promoção dos destinos turísticos brasileiros. Serão veiculados conteúdos específicos de cada Estado do País, além do Distrito Federal.

O setor de Turismo responde por cerca de 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) e emprega cerca de 7 milhões de pessoas direta e indiretamente no Brasil.

No primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado, a receita cambial turística acumulou queda de 37,2%; o saldo entre contratações e demissões na economia do setor foi negativo em 364.044 postos de trabalho formais; e o faturamento das atividades turísticas, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve retração de 37,9%.

Os projetos do plano nacional Retomada do Turismo ainda não estão listados, nem os valores destinados ao plano, mas as ações devem ter a participação das entidades apoiadoras e da sociedade, mas já há regras de participação e uma área Tira Dúvidas no site: https://retomada.turismo.gov.br/.

Assista a um dos vídeos da campanha do MTur:



Fontes: Ministério do Turismo, Retomada do Turismo e Agência Brasil

Tópicos relacionados